Viniciusreis1995

633 palavras 3 páginas
Introdução
A arte bizantina é uma mistura do cristianismo do helenismo e do orientalismo várias outras fontes utilizando as técnicas as core usadas nas artes desses países ,essa arte exprime poder e riqueza mais sempre levando em conta o a sua religião. Teve influência política e religiosa e se expandiu para fronteiras imperiais.
Ela tem como objetivo expressar a autoridade absoluta e sagrada do Imperador, considerando representante de Deus na terra e que possuía poderes.

Historia
Os crescentes problemas das fronteiras e dentro de Roma fez com que os Imperadores escolhessem outras cidades para a sede de seu império.
O Imperador Constantino 1° transferiu a capital para Bizâncio,antiga cidade renomeada mais tarde de para Constantinopla e neste local tinha toda uma serie de fatores que ajudava uma nova expressão artística.O movimento teve seu auge no século IV durante o reinado do Imperador Justiniano 1°.

Pintura
Suas pinturas retratavam símbolos cristãos cenas do antigo e do novo testamento,tendo porem como tema preferido a representação de Jesus criso como bom pastor.
Por serem sagradas os artistas obedeciam a regras exigidas pelo poder pois a pintura tinha por principal finalidade a propagação da verdade da fé e da historia sagrada.
Características: boca pequena,nariz,pescoço e mãos alongadas e olhos grandes.
Tinha também a pintura em Afresco que era uma pratica mais reservada as igrjas do interior (denominadas igrejas pobres)
Características: usava-se branco nas vestes das pessoas na pintura para simbolizar a nobreza do tecido (tecido esse que era produzido no castelo)
Houve um problema nesta época entre as igrejas do ocidente e do oriente quanto ao uso de pintura na vida religiosa. O que acabou sendo ilegal o uso de qualquer imagem de Cristo e da Virgem e de santos em forma humana.
Após um grande período as imagens humanas foram liberadas e retornaram as igrejas.
Uma forma de expressão também usada era os Ícone, são quadros pintados em

Relacionados