Mpactos na gestão de pessoas imempresas de pequeno porte

1534 palavras 7 páginas
IMPACTOS NA GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE RODRIGUES, Ariana FAFE –FAC FERNÃO DIAS

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo verificar a forma como os processos de gestão de pessoas são aplicados em pequenas empresas. Para tanto, foi utilizado como objeto de estudo uma pequena empresa do segmento imobiliario onde foram analisadas por funcionários os motivos pelo qual a rotatividade é acrecida no médio de 2 a 3 anos. Notando as práticas de gestão de pessoas em uma pequena empresa e seus impactos nos processos organizacionais. A fundamentação teórica abordando estes assuntos colabora para a

compreensão e discussão dos dados e resultados obtidos. E por final, apesar das áreas de oportunidades para melhorias, contribuem de forma significativa para a sustentabilidade de uma empresa de pequeno porte.

Palavras-Chaves: Oportunidades.

Gestão

de

Pessoas.

Impactos.

Resultados

obtidos.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo mostra algumas reflexões a cerca dos resultados obtidos da Gestão de Pessoas em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O objetivo deste é apresentar como o empresário pode beneficiar com os recursos desenvolvidos nas áreas de recursos humanos dentro da empresa e como isto o ajudará a manter sua empresa ativa com colaboradores satisfeitos e sem ambição em empresas de grande porte, visto que, a MPEs poderá suprir suas necessidades pessoais e profissionais. Neste estudo, pretende-se explorar as razões pela ineficiência da Gestão de Pessoas nestas empresas.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 IMPACTOS NA GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (EPP)

As empresas de pequeno porte vem crescendo nos últimos anos, quase 80% dos 2,5 milhões de empregos criados no Brasil vieram delas e brasileiros que emergiram das classes D e E nos últimos cinco anos são destas empresas. De acordo com a Lei Geral para micro e pequenas empresas são consideradas micro, as empresas que possuem um faturamento anual de no máximo R$ 240mil por ano.

Relacionados