viniciusifpa

516 palavras 3 páginas
CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL Reologia
DEFINIÇÃO:
A palavra Reologia é derivada do vocabulário grego, que significa: Rheo = Deformação Logia = Ciência ou Estudo

A reologia é o ramo da mecânica dos fluidos que estuda as propriedades físicas que influenciam o transporte de quantidade de movimento num fluido.
De uma maneira geral a Reologia, pode ser definida como a ciência que estuda o escoamento da matéria. Entretanto, a forma mais conveniente e completa de defini-la seria como a ciência que estuda a deformação e o fluxo da matéria. Em Reologia, a classificação entre um material sólido, líquido ou gasoso é determinada pelo número de Deborah (De). Este número estabelece a relação entre tempo de relaxamento do material, λr, e o tempo de duração da aplicação de uma deformação ou tensão, t.

De = λ r / t

Onde:
→ λr (tempo de relaxamento) - tempo necessário para ocorrer algum movimento molecular;

→ De (Número de Deborah) - relação entre as forças elásticas e viscosas que atuam no material;

→ t (tempo do experimento) - tempo de aplicação da tensão ou deformação.

Os fluidos podem ser divididos em dois grandes grupos: Newtonianos e Não-Newtonianos. Os fluidos Newtonianos se definem através de um gráfico (tensão de cisalhamento x taxa de cisalhamento) de uma reta, onde o início é na origem e a curva subiria com uma inclinação constante. Qualquer ponto desta reta define os valores para tensão de cisalhamento (σ) e taxa de cisalhamento (γ). A razão entre os valores de σ e γ, obtem-se o valor da viscosidade (η). Entre os fluidos Newtonianos podemos citar alguns

Relacionados