Viloencia x adolescente

414 palavras 2 páginas
DADOS LEVANTADOS DA PESQUISA:

Município: Itajubá

Número de Conselheiros: 04

Número de crianças atendidas em 2009: 856

Principais formas de violência registrada em 2009:

. Violencia Física;

. Violência psicológica;

. Violência sexual

. Abandono Intelectual

. Desestrutura familiar

INTRODUÇÃO

Podemos ver a violência em nossa sociedade, dita “moderna”, relacionada a problemas sociais.
Ao mesmo tempo em que a violência é expressa através das relações sociais, ela também está presente nas relações interpessoais, refletindo assim, entre homens, mulheres, adultos e crianças.
A violência urbana está na mídia, todos os dias ouvimos falar sobre ela, telejornais por exemplo onde mais podemos ver esse tipo de calamidade, mas ainda a violência do ambiente doméstico é pouco comentada, esta que sofrem as crianças, devido aos maus tratos, levando as vezes até mesmo à óbito.

VIOLÊNCIA INFANTIL

A violência é uma forma de relação social que está diretamente ligada à forma de relação que as pessoas produzem e reproduzem. Pode ocorrer dentro ou fora do ambiente familiar, sendo a maior parte praticada contra as crianças, independente de classes sociais.
Existem hoje em dia, várias autoridades, órgãos responsáveis que trabalham pela proteção da criança e do adolescente. Temos como exemplo o Conselho Tutelar, cuja função é zelar pela defesa e diretos da criança e do adolescente. O Conselho Tutelar é composto por 05 membros, sendo estes escolhidos pela sociedade através de votação.
Em Itajubá, 856 casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes, foram registrados no ano de 2009; sendo estas violências psicológica, física e sexual e abandono. O que nos deixa mais indignados é que estes tais fatos são ocorridos dentro do próprio ambiente familiar, lugar onde nossas crianças e adolescentes deveriam receber afeto, educação, amor e respeito. Esse tipo de violência impossibilita a construção de sujeitos livres, vida precária e a destruição.

Relacionados