vidro

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
ORIGEM
O vidro é uma descoberta surpreendente do homem e sua história é cheia de segredos. Embora os historiadores não estabeleçam dados precisos sobre sua origem, foram descobertos objetos devidro nos cemitérios egípcios, por isso, imagina-se que o vidro já era conhecido há pelo menos 4.000 anos antes da Era Cristã.

 
Alguns autores apontam os navegadores fenícios como os precursores daindústria do vidro. A origem teria sido casual: ao preparar uma fogueira numa praia nas costas da Síria para aquecer suas refeições, improvisaram fogões usando blocos de salitre e soda.


Depois dealgum tempo, notaram que do fogo escorria uma substância brilhante que se endureciam imediatamente. Estaria então descoberto o vidro que, por sua beleza, funcionalidade e múltiplas aplicações,passaria definitivamente a fazer parte do dia-a-dia de todos nos.  
DESENVOLVIMENTO
Durante o Império Romano, ocorreu um grande desenvolvimento dessa atividade, com apogeu do século XIII, em Veneza. Apósincêndios provocados pelos fornos de vidro da época, a indústria de vidros foi transferida para Murano, ilha próxima de Veneza.
 
As vidrarias de Murano produziam vidros em diversas cores, um marcoda história do vidro, e a fama de seus cristais e espelhos perduram até hoje.
 

 
A França já fabricava o vidro desde a época dos romanos. Porém, só no final do século XVIII foi que a indústriaprosperou e alcançou um grau de perfeição notável. Em meados desse século, o rei francês Luís XIV reuniu alguns mestres vidreiros e montou a Companhia de Saint-Gobain, uma das mais antigas empresas domundo, hoje, uma companhia privada.
 
A grande indústria moderna do vidro surgiu com a revolução industrial e a mecanização dos processos. Nos anos 50, na Inglaterra, a Pilkington inventou o processopara produção do vidro Float, conhecido também como cristal, que revolucionou a tecnologia dessa próspera indústria.
 
BRASIL
A primeira indústria vidreira a se instalar no Brasil foi a Vidraria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Vidro
  • Vidro
  • Vidros
  • Vidro
  • vidros
  • VIDROS
  • vidros
  • Vidro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!