Erninas maes

2414 palavras 10 páginas
113
4
0
2
-
Bioquímica para
Farmácia
1
ROTEIROS DAS AULAS PRÁTICAS
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DOS GLICÍDIOS
Os glicídios podem ser definidos como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, seus polímeros, seus produtos de redução, oxidação ou seus produtos de substituição. Eles são as moléculas biológicas mais abundantes na natureza.
Para um completo entendimento de muitas reações que se processam com os glicídios nos seres vivos, é indispensável o conhecimento de suas estruturas, suas reações e de que maneira eles são identificados no laborató rio. Apresentaremos a seguir uma série de reações clássicas, geralmente reações coloridas que apesar do advento da técnica de cromatografia ainda são utilizadas para identificação dos diversos tipos de glicídios.
I
-
IDENTIFICAÇÃO DE GLICÍDIOS
1
-
Reação c om reagente de Molish (solução alcoólica de α - naftol a 5% )
Sob a ação desidratante do ácido sulfúrico concentrado, os glicídios dão origem ao furfural ou aos seus derivados. Estas substâncias condensam
-
se com o α - naftol produzindo um composto de co r violeta na interfase
. Se um oligossacarídeo ou polissacarídeo estiver presente, eles são primeiro hidrolisados aos seus monossacarídeos constituintes os quais então são desidratados. As pentoses dão o furfural e as hexoses o hidroximetilfurfural.
O test e de
Molisch
é considerado uma reação geral para glicídios, quer livres, quer combinados, embora não sendo específica pois se processa com outras substâncias.
Preparar a seguinte série de tubos, contendo:
Tubo A

1 mL de água destilada
Tubo B

1 mL de solução de glicose 1%
Tubo C

1 mL de solução de sacarose 1%
Tubo D

1 mL de solução de amido 1%
Colocar em cada tubo duas gotas do reagente de Molish.
Agitar bem
Adicionar
cuidadosamente sem agitação, em cada tubo, 1 mL de ácido sulfúric o concentrado, inclinando o tubo e deixando o ácido

Relacionados