Vidrarias

Páginas: 8 (1832 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Resumo
Sabendo que todas as medições podem apresentar certo grau de erro e que esse erro pode comprometer o experimento, deve-se sempre tentar entender e sanar ou reduzir os erros ao máximo possível, buscando assim o mais alto grau de certeza em nossas medições.
Para tal, sabendo que existem três tipos de erro, deve-se buscar o entendimento de cada um para se buscar a solução mais adequada acada caso. No caso de erros grosseiros, deve-se sempre ter o máximo de atenção possível durante as medições para que não ocorram esses erros que alteram de forma considerável os resultados.
Com relação aos erros sistemáticos, devemos sempre avaliar os equipamentos para garantir que estejam em bom estado de uso e calibrados devidamente. Quanto aos aleatórios, não há como evitá-los, mas podemosreduzir a sua incidência.
Para se evitar todos esses erros, deve-se também buscar sempre utilizar instrumentos precisos e exatos, de acordo com a necessidade, pois assim, os valores encontrados estarão o mais próximo possível do valor correto.

Objetivos
Demonstrar a presença dos erros durante um experimento, apresentando maneiras de saná-los ou evitá-los, exemplificando cada um dos tiposatravés de análise.

Introdução
Para qualquer medição há certo grau de incerteza. Sabendo que todas as medições apresentam certo grau de erro e que com isso podemos pôr em risco nosso experimento, certos cuidados devem ser tomados para tornar os experimentos os mais precisos e exatos possíveis e evitar, assim, erros.
Os erros podem se apresentar de três formas em um experimento, sendo eles errossistemáticos, erros aleatórios e erros grosseiros. Os erros grosseiros são causados por distração ou inexperiência do profissional. Erros sistemáticos, por sua vez, afetam o resultado apresentando um valor sempre acima ou abaixo do valor real. Quanto aos erros aleatórios, estes sempre afetarão o experimento em maior ou menor grau.
A fim de se minimizar ao máximo esses erros, torna-se necessárioconhecer adequadamente os instrumentos utilizados em uma experiência e suas incertezas comuns, além de se conhecer quais instrumentos são mais precisos (evitando-se, na medida do possível, os erros aleatórios) e quais são mais exatos (evitando-se os erros sistemáticos).



Parte experimental
Para esse experimento utilizou-se um Becker de 100 mL, proveta, bureta, pipeta, balança etermômetro. Primeiramente, o Becker foi pesado vazio, sendo encontrando um peso de 46,05 g. Após, mediu-se 20 mL de água destilada na proveta, adicionados ao Becker e este novamente pesado. Foram realizadas três medições de 20 mL de água destilada, todas posteriormente pesadas, utilizando-se a proveta. O peso do Becker vazio foi subtraído das três pesagens, encontrando-se assim o peso da água medida. Fez-seentão a média do peso encontrado da água para os testes com proveta, conforme a Tabela 1.
Tabela 1:
Pesagem 1 Pesagem 2 Pesagem 3
Becker + água 65,40 g 65,41 g 65,36 g
Somente a água 19,35 g 19,36 g 19,31 g

MÉDIA: 19,34 g

Após serem obtidos os resultados das medições com a proveta, os mesmos testes foram aplicados utilizando-se a bureta. Foram medidos 20 mL deágua destilada, adicionados ao Becker e pesados. Realizou-se novamente três testes, obtendo-se posteriormente o peso da água em cada medição e a média de peso, de acordo com a Tabela 2.
Tabela 2:
Pesagem 1 Pesagem 2 Pesagem 3
Becker + água 68,94 g 68,81 g 68,87 g
Somente a água 22,89 g 22,76 g 22,82 g

MÉDIA: 22,82 g

Por último, o mesmo padrão de medições foi aplicado utilizando-se umapipeta graduada. Mediu-se 20 mL de água, que foram adicionados ao Becker e pesados, obtendo-se o peso da água e o peso médio, conforme Tabela 3.
Tabela 3:
Pesagem 1 Pesagem 2 Pesagem 3
Becker + água 65,74 g 65,80 g 65,96 g
Somente a água 19,69 g 19,75 g 19,91 g

MÉDIA: 19,78 g




Resultados e discussão
Com base nos resultados obtidos no experimento, pode-se encontrar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vidrarias
  • Vidrarias
  • vidrarias
  • Vidrarias
  • vidrarias
  • Vidrarias
  • Vidrarias em
  • vidrarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!