Vida E Obra De Emp Docles

4131 palavras 17 páginas
Introdução
Neste presente trabalho, apresentar-se-á um tema de interesse filosófico. Veremos aqui, assuntos relacionados à Cosmologia e Antropologia filosófica. No entanto, espero que leia atentamente o trabalho e que saia com um conhecimento nele extraído.
Vejamos algumas informações.

Os filósofos naturalistas e a natureza como objecto e método de investigação
Tales de Mileto
Vida
Não se conhece com exactidão o período em que viveu. Entretanto, os autores são unanimes em afirmar que viveu aproximadamente entre os anos 624 a 546 a.C., na colonia grega de Mileto, território da actual Turquia.
Pouco sabe-se sobre pormenores da sua vida, a não ser que vivia mais consumido por assuntos de natureza que estudava do que com o lugar e que vivia e caminhava. Tales, por causa dessa distracção do mudo diário, teria caído no fundo de um poço distraído pela observação do movimento das estrelas.
A sua dedicação à investigação é-nos confirmada pelas diferentes áreas em que era especializada: foi político, astrónomo e matemático, além de filósofo. Alem disso, seu nome é mencionado entre os sete sábios gregos.
Obra ou produções científicas
Como astrónomo, Tales teria previsto o eclipse do sol; como matemático, criou o chamado teorema de Tales sobre os estudos dos ângulos e dos triângulos.
Pensamento filosófico sobre a origem do universo
Tales foi o primeiro filósofo a não se contentar com a explicação mítica da Natureza, do universo, das coisas e, sobretudo, a procurar com esforço próprio da sua inteligência, uma explicação baseada na observação da própria Natureza. Esse descredito, insatisfação com respostas míticas, foi consequência do seu espirito investigador já exercitado na Matemática, Politica e Astronomia.
Assim, para Tales, o principio originário de todas as coisas e pelo qual todas as coisas se unem, isto é, a arkhé de todas as coisas é a água.
O que nos interessa no pensamento de Tales não é avaliar a velocidade ou falsidade do seu pensamento, pois dificilmente esse

Relacionados

  • Nascimento da filosofia
    834 palavras | 4 páginas
  • História da ciência: da idade média à atualidade
    8446 palavras | 34 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas