VicenteBarroso

714 palavras 3 páginas
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões (órgão duplo localizado um de cada lado da caixa torácica). Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro)asicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue
Diferentes do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.

Tipos de pneumonia
Existem diversos tipos de pneumonia. Entre eles estão:

Pneumonia provocada por vírus
Pneumonia provocada por fungos
Pneumonia provocada por bactérias
Pneumonia química.

Fatores de risco

Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório
Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias
Resfriados mal cuidados
Mudanças bruscas de temperatura.

A pneumonia é um dos maiores medos dos pais. Isso porque não é difícil ouvir casos de crianças que estavam com uma pequena gripe e, apesar de serem tratadas, a doença acabou evoluindo para uma pneumonia. Afinal, o que fazer para proteger os pequenos e evitar as doenças respiratórias?

Primeiramente é preciso entender o que é a pneumonia. Trata-se de uma infecção, geralmente causada por um vírus, que passou das vias respiratórias (brônquios) para os pulmões. Ela acontece de forma gradual, ou seja, começa com uma simples constipação e ao longo dos dias vai se agravando, até se instalar nos pulmões. O bebê ou criança pode apresentar febre alta, tosse, catarro, cansaço, falta de apetite e até falta de ar.

O

Relacionados