Viajem histórica pelo vastuto mundo da contabilidade

419 palavras 2 páginas
Faculdade Anísio Teixeira
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Contabilidade Instrumental

Resumo

Viajem histórica pelo vastuto mundo da contabilidade

De arcordo com informações de alguns autores, publicadas neste artigo, a contabilidade apesar de ainda não ser conhecida por esse nome, desde a época do “homem primata”, ja existiam, pois mesmo saber, realizavam atividades simples mas que serviram de base para a construção da atual contabiliade.
Contudo, apesar deste processo ser antigo, a contabilidade foi aprimorada de acordo com as necessidades, que com o tempo surgiram, desempenhando papel importantissimo e a partir das trocas comerciais ocorreram processos bastante significativos, surgindo a criação dos livros de registro pois a mente do homen já não era suficiente para gurdar tantas informações.

Cronologia da normatização das demontrações contábeis no Brasil: do Codigo Comercial Brasileiro de 1850 ao pronunciamento 26 do CPC de 2009

A normatização da contabilidade, surgiu no Brasil ainda em espaço Imperial no ano de 1822, pois até então, era dependente de Portugal. A partir desse marco inicial, criou-se “O primeiro Código Comercial Brasileiro”, evoluindo de forma significativa a contabilidade, que tinha por finalidade, regras básicas necessárias para se praticar o ato de comercializar, onde os comerciantes eram obrigados a lancar todos os seus balanços e operações comerciais. Foi criado pela primeira vez no Brasil, a obrigatoriedade das demonstrações contábeis para análises e fiscalizações do governo, contudo, ainda não havia legalmente um modelo padrão para a publicação e envio das demonstrações contábeis.
Em busca do aperfeicomento contábil o Brasil passou a participar de congressos onde tinha como foco principal a padronização internacional dos balanços comerciais, buscando a atualização e a vinculação mundial, pois o processo evolutivo da contabilidade esteve sempre ao lado do interesse governamental.

Evolução do Ensino da

Relacionados