portufa

615 palavras 3 páginas
Conflitos sociais nas grandes cidades

Bebedouros distintos para "brancos" e "negros" nos EUA, em 1939.
Até a década de 1970 a questão étnica restringia-se praticamente à população negra e atingia mais os estados do Sul, onde os negros e outras minorias étnicas sofriam maiores restrições sociais. Esse problema foi se tomando mais grave na medida em que se avolumou o fluxo de imigrantes latino-americanos e asiáticos nas últimas décadas. As taxas de natalidade dessas minorias são, em geral, mais altas que a do restante da população, fazendo com que sua pressão demográfica torne seus problemas e reivindicações cada vez mais presentes e expressivos na sociedade norte-americana. Existem também problemas sobre a diversidade sexual.
As maiores concentrações de imigrantes latinos e asiáticos estão em Nova Iorque, Miami, Los Angeles e nos estados do sul e sudeste do país.
Embora em igualdade de condições legais e jurídicas, a população de origem negra encontra-se, social e economicamente, defasada em relação à população branca em geral. Calcada em razões históricas, a integração entre brancos e negros é lenta e difícil. Durante décadas houve sérios conflitos raciais especialmente nos estados do sul, mas mesmo recentemente têm ocorrido explosões de violência como em 1992, em Los Angeles.

Fronteira entre México e Estados Unidos, com patrulhas na fronteira do lado estadunidense.
Procurando desestimular a entrada de novos imigrantes e dificultar a legalização dos milhares de clandestinos que já estão no país, governos de vários estados tem criado uma legislação mais dura e intensificado a fiscalização de fronteiras. Em 1994, o governo de Bill Clinton retirou benefícios de saúde e educação aos imigrantes ilegais, o que agravaria ainda mais as condições econômicas e sociais dessa parcela da população.
Déficit na balança comercial
Outra séria dificuldade do país é sua necessidade de realizar volumosas importações de minérios para manter sua economia em

Relacionados