viagem fantástica ao corpo humano

Páginas: 12 (2907 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Efeitos Graves do Calor Sobre a Saúde
Quando a temperatura ambiente sobe, o organismo transpira para manter a sua temperatura dentro de parâmetros normais. Porém, se essa transpiração for excessiva o corpo pode desidratar; também pode acontecer que o mecanismo da sudação não provoque o desejável abaixamento da temperatura corporal. Neste caso, uma alta temperatura corporal e um grau excessivode desidratação podem provocar danos irreversíveis no cérebro ou noutros órgãos, ou até conduzir á morte.
Em situações de exposição intensa e continuada ao calor, podem ocorrer perturbações no organismo, nomeadamente cãibras, esgotamento pelo calor,  e golpes de calor, situações que, pela sua gravidade, podem implicar o recurso a cuidados médicos de emergência.

CãIBRAS
Embora de menorgravidade que as situações seguintes, podem necessitar de tratamento médico. As cãibras originadas pelo calor manifestam-se por espasmos musculares, em especial nas pernas e no abdômen, e são acompanhadas de forte transpiração.
Geralmente aparecem em pessoas que transpiram muito com o exercício físico intenso, mas também podem surgir com o calor. As cãibras são mais perigosas nas pessoas com problemascardíacos ou com dietas com pouco sal.
o que fazer quando ocorrerem cãibras
Parar o exercício
Procurar um local fresco e calmo
Beber sumos de fruta natural sem açúcar ou bebidas com minerais (bebidas dos desportistas)
Procurar o médico se as cãibras não passarem ao fim de uma hora

ESGOTAMENTO DEVIDO AO CALOR
Esta situação é devida á perda excessiva de líquidos e sal através da transpiração.á uma situação grave em pessoas idosas e pessoas com hipertensão arterial.
Os sinais e sintomas mais freqüentes no esgotamento pelo calor são: forte transpiração, palidez, cãibras musculares, cansaço e fraqueza, dor de cabeça, náuseas (enjôos), vômitos, desmaio, pele fria e úmida, pulso fraco e rápido, e respiração rápida e superficial.
o que fazer em caso de esgotamento pelo calor
Se ossintomas forem graves, ou se a pessoa for hipertensa (com tensão arterial alta) ou tiver problemas de coração, deve procurar ajuda médica imediata
Se os sintomas não forem graves, ou enquanto se aguarda a observação médica, deve-se colocar o doente num compartimento fresco, fazer hidratação (por exemplo, ingerindo água ou bebidas com minerais e sem açúcar) e promover o descanso

Para evitar estasituação, as pessoas − sobretudo de forem crianças pequenas, doentes ou idosos − devem proteger-se da exposição solar e procurar locais frescos (por exemplo, com ar condicionado) durante o período de maior calor.
GOLPE DE CALOR
Os golpes de calor ocorrem quando o corpo não consegue controlar a sua própria temperatura. Os mecanismos da transpiração falham e a temperatura corporal sobe rapidamente,podendo atingir os 39�C em 10-15 minutos. Esta situação pode causar a morte ou uma deficiência crônica de alguns aparelhos e sistemas se não for prestado tratamento atempado.
Os sinais e sintomas mais frequentes são: pele vermelha, quente e seca, sem transpiração/suor, febre alta, pulso rápido e forte, dor de cabeça, tonturas, náuseas (enjoos), confusão mental e perda de consciência.
o que fazerperante um golpe de calor
Procurar um lugar fresco e baixar a temperatura corporal, por exemplo com banho de água fria ou tépida.
Se houver contrações corporais involuntárias, não dar líquidos e procurar ajuda médica urgente (ligar 112).

Recomendações para Prevenir os Efeitos do Calor
Aumentar a ingestão de água, ou sumos de fruta natural sem açúcar, mesmo sem ter sede.
As pessoas quesofrem de doença crônica, ou que façam dieta com pouco sal, ou com restrição de líquidos, devem aconselhar-se com o médico.
Evitar bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína, ou ricas em açúcar, porque podem provocar desidratação.
Ter atenção especial a recém-nascidos e crianças, idosos e doentes, porque são mais vulneráveis ao calor e podem não sentir ou não manifestar sede. Neste grupos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Viagem fantástica pelo corpo humano
  • viagem fantastica pelo corpo humano
  • O corpo Humano: uma viagem fantástica
  • Viagem Fantástica ao Corpo Humano
  • viagem fantastica do corpo humano
  • a viagem fantástica do corpo humano
  • A viagem fantástica pelo corpo humano
  • fantastica viagem do corpo humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!