viagem do velho para o novo mundo

Páginas: 10 (2251 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013
A GRANDE LAVOURA AÇUCAREIRA: DO VELHO PARA O NOVO MUNDO
O autor fala no primeiro capitulo de seu livro, “Segredos Internos: Engenhos e escravos na sociedade colonial -1550-1835” ,que as origens das economias coloniais da america estao intrinsecamente ligadas com a manufatura do açucar da cana. De acordo com Schwartz a transferencia do engenho de açucar do velho para o novo mundo vem de umprocesso historico que é traçado desde muito antes da cultura açucareira ter viajado com portugueses e espanhois para às Antilhas e Brasil.
A produção de açucar tem suas origens no nordeste da asia meridional ou no sudeste asiatico, passou por territorio persa e entao foi levada por conquistadores arabes para a costa oriental do mediterraneo , lugar em que cruzados que estabeleceram reinos napalestina criaram a partir dos seculos XII e XIII suas primeiras propriedades notavelmente semelhantes as grandes lavouras das américas coloniais, a partir daí, no século XIV, o Chipre tornou-se grande produtor de açucar. A expansão para o ocidente da cultura da produção açucareira chegou tambem ao norte da Africa em Creta e na Sicilia aonde indicios apontam para uma economia de produção de açucarbaseada no trabalho escravo, com propriedades extensas e comercio de longo alcance desenvolvido, fixando mais uma vez a raiz da produção açucareira da epoca no trabalho escravo. Alguns historiadores dizem que tambem na Sicilia, no ano de 1499, foi introduzido um novo tipo de moenda , porem o autor argumenta que novos dados indicam que estavam enganados. A moenda, que no século XV, no mediterraneo ounas ilhas atlanticas, foi apresentada com um modelo novo de prensa, a moenda de cilindros, que aumentava perceptivelmente a capacidade e facilidade de moer a cana, modelo que representou um grande avanço que só foi ultrapassado no século XVII com a moenda de tres tambores verticais.
Na peninsula iberica a cana era cultivada desde o periodo da conquista dos mouros, e desde o século XIV o açucar dapeninsula era comercializado pela europa. Apesar do fato da sicilia ser um ponto de referencia na produção de açucar para os ibéricos, o modelo seguido tanto em técnica e organização, quanto na experiencia comercial pelos portugueses e espanhois era do mediterraneo oriental. O autor fala sobre outros autores que enfatizam a participação de italianos, tanto no cultivo de cana na peninsula ibérica,mas tambem no gosto adquirido pelo europeu na especiaria, ressaltando tambem a disseminação da cultura açucareira pelos italianos do leste para o oeste do mediterraneo.
TALVEZ TENHA QUE TIRAR***Isto mostra como o Brasil e as Antilhas são apenas um capitulo no vasto processo historico da expansão da produção açucareira, porque em questão de desenvolvimento da cultura açucareira, as coloniasamericanas representaram apenas a ampliação de escala, na produção e na industria, enquanto todo o processo da manufatura do açucar provem do velho mundo.




EXPANSÃO: ESCRAVIDÃO E COMÉRCIO
Schwartz nos deixa claro que a instituição do açucar desde seus primordios teve seus fundamentos no trabalho escravo, trabalho que se baseou quase totalmente na escravização de africanos.
O autor nos mostraque não era peculiar aos paises ibéricos a escravidão, até o século XV, era um modelo de servidão urbano-doméstico passado por precedentes romanos com um abrandamento pela cultura cristã aonde existiam diferentes conceitos de escravidão comparado ao da industria açucareira das americas coloniais, que de acordo com o autor “a escravidão na industria açucareira associou-se quase apenas aosafricanos”. CITAÇÃO
Foi a partir do final da primeira metade do século XV que portugal começou a ter uma escravidão composta por sua maioria de escravos africanos por causa da expansão a procura de especiarias e metais que os portugueses fizeram pela costa ocidental da Africa , já que sua fonte de escravos anteriormente era das guerras com os muçulmanos na peninsula, e após a expulsão dos mouros no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • novo mundo e velho mundo
  • Plantas domésticas do velho e do novo mundo
  • Tema: a sociologia no novo e no velho mundo
  • Novo mundo nos relatos de viagem dos navegantes e cronistas
  • AS VIAGENS DE AMÉRICO VESPÚCIO E AS REPRESENTAÇÕES DE UM NOVO MUNDO.
  • PALEOPARASITOLOGIA: AS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES PARA ENTENDER A ORIGEM DAS PARASITOSES DO NOVO MUNDO E DO VELHO MUNDO.
  • viagem ao mundo
  • viagem ao mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!