letresph

1341 palavras 6 páginas
Uma história marcada por guerras e sofrimentos é o que se percebe no imaginário moçambicano. Em 1975, após dês anos de guerra,Moçambique consegui u sua independência,através de um acordo assinado pela frente de libertação de Moçambique (FRELIMO) e Portugal .No entanto, a guerra civil permaneceu até 1992,quando foi assinado o acordo geral de paz,em Roma a 4 de outubro, pelo presidente da república,Joaquim chissano,e pelo presidente da RENAMO (resistência Nacional Moçambicano). Em fim, uma história entremeada por lutas,e que serve como pano de fundo no romance. Em terra sonâbula, vemos um mundo de sonhos que se mistura a uma realidade caótica de guerras e devastação seus personagens caminham entre a certeza e a dúvida, entre o onírico e a realidade. Sentem-se perdidos e confusos denotando uma situação de abandono que é a forma como se encontra o país.É nesse espaço que vivem os personagens de terra sonâbula. Temos apenas de fechar os olhos para dormir e aí,no mundo inteiro do inconsciente,podemos receber todas as noites a visita de formas e forças poderosas de reino mítico. O mito é um sonho coletivo;o sonho é um mito pessoal(FORD,p 46).
Tuahir e Muidiga são os primeiros serem aprresentado pela guerra Muidinga de ser enterrado vivo,porque havia salvo muidinga de ser enterrado vivo, porque havia ingerido um tipo de mandioca que é venenosa e ficara como anorto.
Nesse sentido,observa-se que o adolescente impreende uma viagem iniciática,conduzido pelo mais velho,Tuahir,pois nos ritos de iniciação,segundo van GENNEP, o noviço e separado da mãe e durante o ritual,sendo então “ressusitado “para indicar uma nova vida na fase adulta.
O noviço é considerado morto, e permanece morto durante o tempo do noviciado,este durou um tempo mais ou menos longo e consistente no infraquecimento corporal e mental do noviço,sem dúvida destio a fazê-lo perder a memória da vida infantil.(p, 77).
Muidinga é considerado morto por sua tribo e depois “ressucitado” por tuhir

Relacionados