Vgazgv

652 palavras 3 páginas
Organizações Mecanísicas:
Coordenação centralizada. Padrões rígidos de interação em cargos bem definidos Limitada capacidade de processamento da informação. Adequado para tarefas simples e repetitivas, E para eficiência da produção
Orgânicos: levada interdependência. Intensa interação em cargos auto-definidos, flexíveis e mutáveis. Capacidade expandida de processamento da informação. Adequado para tarefas únicas e complexas. Adequado para criatividade e inovação.
Pesquisa de Lawrence e Lorsch: fizeram uma pesquisa sobre o defrontamento entre organização e ambiente que marca o aparecimento da Teoria da Contingência. Concluíram que os problemas organizacionais básicos são a diferenciação e a integração.
Diferenciação – é a divisão da organização em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado. Cada subsistema ou departamento reage unicamente àquela parte do ambiente que é relevante para a sua própria tarefa especializada.
Integração – refere-se ao processo oposto, isto é, ao processo gerado por pressões vindas do ambiente da organização no intuito de obter unidade de esforços e coordenação entre os vários departamentos ou subsistemas. A medida que os sistemas crescem de tamanho, diferenciam-se em partes e o funcionamento dessas partes separadas tem de ser integrado para que o sistema inteiro seja viável.
Ambiente Geral – é o macroambiente, ou seja, ambiente genérico e comum a todas as organizações. Tudo que acontece no ambiente geral afeta direta ou ind. as organizações. Condições tecnológicas, condições legais, condições políticas, condições econômicas, condições demográficas, condições ecológicas e condições culturais.
Tipos de ambientes: quanto a estrutura – homogêneo quando é composto de fornecedores, clientes e concorrentes semelhantes. Heterogêneo quando ocorre muita diferenciação entre os fornecedores, clientes e concorrentes, provocando uma diversidade de

Relacionados