VERTEDOR

932 palavras 4 páginas
Introdução Em hidráulica, vertedouro, vertedor, sangrador ou sangradouro é uma estrutura hidráulica que pode ser utilizada para diferentes finalidades, como medição de vazão e controle de vazão, sendo estes os principais usos. Quando o objetivo é a medição de vazão, uma geometria bastante empregada é a triangular de parede delgada, embora possam ser empregadas as formas retangular, semicircular, entre outras. Em barragens, o excesso de água deve ser descarregado para jusante de forma segura. Isto pode ser feito de diferentes formas, sendo a principal delas com o uso de vertedores-extravasores. O vertedor é essencialmente um orifício sem a parte superior. Assim, vertedores-extravasores possuem uma parte inicial que é o vertedor propriamente dito, seguido de um canal (normalmente bastante inclinado) que possibilita o escoamento da água até a bacia de dissipação onde se forma um ressalto hidráulico (se ela existir). Existem diferentes tipos de vertedores-extravasores, sendo este apenas um exemplo. Assim, pode-se dizer que o vertedor-extravasor é uma estrutura artificial executada com a finalidade de conduzir de maneira segura a água através de uma barreira, que geralmente é uma barragem, e que o vertedor é uma estrutura hidráulica cuja geometria corresponde à de um orifício do qual foi suprimida a parte superior, tendo como finalidade, por exemplo, a medição de vazão de um dado escoamento de água.
O excesso de água acumulada em um reservatório de uma barragem, seja de uma usina hidrelétrica ou de outra barragem qualquer (irrigação, abastecimento, navegação etc.) deve ser extravasado de forma segura por um canal ou túnel, de montante para a jusante. Neste sentido, o vertedouro é o órgão de segurança da represa. Ele também é chamado de vertedouro, sangrador ou sangradouro.
Os vertedouros podem conter algum mecanismo (comporta que regule a passagem do fluxo de água por eles. Nas barragens, este serviço geralmente é feito por comportas de aço, ou por válvulas.

Relacionados

  • auditoria de obras hidricas
    22721 palavras | 91 páginas
  • Aulas práticas microbiologia
    4714 palavras | 19 páginas
  • Fermentação
    9915 palavras | 40 páginas
  • Grammar
    155901 palavras | 624 páginas