Vermes Celomados

Páginas: 20 (4940 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
1. Origem e evolução do celoma.
Há muito tempo, no Pré-cambriano, os animais mais complexos povoando os mares eram acelomados. Eles deveriam ser cavadores ineficientes e incapazes de explorar as camadas subjacentes à superfície dos ricos sedimentos lodosos. Qualquer animal que desenvolvesse cavidades corpóreas internas, preenchidas por líquido, teria uma vantagem seletiva substancial, uma vezque esses espaços poderiam servir como um esqueleto hidrostático e melhorar a eficiência dos mecanismos de escavação.
O mais simples, e provavelmente o primeiro modo de alcançar essa condição de uma cavidade corpórea interna preenchida por líquido, foi a retenção da blastocele embrionária, como nos pseudocelomados. Esta não foi a melhor solução evolutiva porque, por exemplo, os órgãos ficavamsoltos na cavidade do corpo.
Alguns descendentes dos organismos acelomados pré-cambrianos desenvolveram um nível de organização mais elegante: um espaço preenchido por líquido no interior do mesoderma, o celoma. Isto significava que o espaço era circundado por mesoderma e os órgãos ficavam suspensos por membranas mesodérmicas, os mesentérios. O celoma podia servir não somente como um eficienteesqueleto hidrostático, com os músculos circulares e longitudinais da parede do corpo agindo como antagonistas, mas permitir também um arranjo mais estável dos órgãos, com menor aglomeração destes. Os mesentérios proporcionaram uma localização ideal para redes de vasos sanguíneos, e o canal alimentar pôde tornar-se mais muscular, mais altamente especializado e mais diversificado, sem interferir comoutros órgãos.

2. Importância do celoma.
O aparecimento de um celoma proporcionou vários benefícios evolutivos. A evolução de um celoma segmentado (como nos Anelídeos) contribuiu para criar um maior potencial para a especialização. Cada organismo tem a cavidade celômica especializada de acordo com uma função em particular ou necessidade ambiental.

O celoma proporciona espaço para odesenvolvimento dos órgãos. O fluido que preenche o celoma pode ter diversas funções variáveis nos diferentes grupos de celomados como: transporte de gases e substâncias nutritivas, proporciona o fluido celomático para processar produtos de excreção, funciona como um esqueleto hidrostático e pode fornecer um local para a maturação de gametas ou para a incubação de embriões. A maior parte dessas funções édesempenhada pelo fluido celômico nos Anelídeos.

O desenvolvimento de um celoma foi a principal etapa na evolução de formas de maior porte e mais complexas.
3. Metameria e sua importância biológica e evolutiva.
O celoma e o metamerismo podem ter evoluído independentemente em mais de um grupo animal, como, por exemplo, nos cordados e, provavelmente, em duas ocasiões nos protostômios. Clarkenfatizou o significado funcional e evolutivo destas características para os primeiros animais que as apresentaram. Ele defendeu categoricamente que o valor adaptativo de um celoma, pelo menos para os protostômios, era a presença de um esqueleto hidrostático atuando num animal cavador. Assim, a contração muscular em uma parte do corpo do animal poderia agir antagonicamente nos músculos de uma outraparte pela transmissão da força de contração pelo fluido encerrado no celoma, mantido num volume constante.
Apesar de a função original do celoma ser a de escavar o substrato, existem vantagens adicionais para aqueles que o possuem. Além dessas, o fluido celomático teria atuado como um fluido circulatório para nutrientes e excretas, tornando desnecessárias as numerosas células flama distribuídaspelos tecidos. Os gametas poderiam ser estocados no espaçoso celoma para liberação simultânea com os de outros indivíduos da população, aumentando, assim, as chances de fecundação. A liberação sincronizada dos gametas teria selecionado um controle nervoso e endócrino mais eficiente. Finalmente, a divisão do celoma numa série de compartimentos pelos septos (metamerismo) teria aumentado à eficiência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CELOMADOS
  • vermes
  • uma verme
  • Vermes
  • Vermes
  • Vermes
  • Vermes
  • Vermes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!