Verbos regulares e inregulares

676 palavras 3 páginas
República de Angola Ministério da educação Colégio luvau´s Ciências económicas e jurídicas

Sala nº 04 Classe: 10º

Integrantes do grupo N º 6 – Fátima de Sousa N º 10 – Conceição Lata N º 24 – Nádia Francisco N º 25 – Paulina Simões N º 37 – Augusta Catende

Índice * Introdução * Desenvolvimento * Conclusão * Bibliografia

Introdução Este trabalho visa a abordar sobre os verbos regulares e irregulares. Antes de mas nada pasmos a definir o conceito de verbo: Verbo é a palavra que exprime um fato (geralmente uma acção, estado ou fenómeno da natureza) e localiza-o no tempo, usados também para ligar o sujeito ao predicado. Mas o verbo é identificado principalmente por ser a classe de palavras que mais admitem flexões (em número, pessoa, modo, tempo e voz), dependendo do idioma.

Desenvolvimento Cada verbo da língua portuguesa possui sua conjugação, ou seja, cada verbo se flexiona utilizando as desinências, que são os morfemas que, associados aos verbos, nos dizem em que tempo, pessoa, número e modo que eles estão.
Quanto à flexão, os verbos são classificados em: regular, irregular, defectivo e abundante. Neste texto, abordaremos apenas as duas primeiras classificações, ou seja, a regular e a irregular.
Verbos regulares
Um verbo regular utiliza sempre os mesmos morfemas para indicar que está em determinada pessoa, número, tempo e modo.
Os chamados verbos regulares são aqueles que se flexionam seguindo o modelo que representa o tipo comum de conjugação, isto é, o paradigma.
Conjugação, respectivamente. Eles são verbos regulares porque o radical de cada um deles se mantém em todas as formas do paradigma, além de suas terminações seguirem o modelo da conjugação a que pertencem.
Verbos regulares da 1ª conjugação: * Eu canto * Tu cantas * Ele canta * Nós cantamos * Vós Cantais * Eles Cantam |

Relacionados

  • verbos
    765 palavras | 4 páginas
  • Radiação
    479 palavras | 2 páginas
  • Pedagogia
    954 palavras | 4 páginas