Vegeta O E Frutifica O Do Cafeeiro Ar Bica Abrangendo Seis Fases Fenol Gicas Durante 24 Meses

447 palavras 2 páginas
Relatório Fitossanitário e Nutricional do Café.
Vegetação e frutificação do cafeeiro arábica abrangendo seis fases fenológicas durante 24 meses (Adaptado de Camargo et al., 2001).
1ª. Fase – Vegetação e formação de gemas foliares: é uma condição fotoperiódica, ocorrendo de setembro a março, em dias longos.
2ª. Fase – Indução, desenvolvimento, maturação e dormência das gemas florais: ocorre em dias curtos, de abril a agosto, também uma condição fotoperiódica. As gemas maduras entram em dormência no final e ficam aptas para se transformarem em botões florais e florescer após um choque hídrico na 3ª Fase (Gouveia, 1984). Essa fase se completa quando o somatório de evapotranspiração potencial (EP) acumula cerca de 350 m a partir do início de abril. Nos dois meses finais, julho a agosto, as gemas entram em dormência e produzem um par de folhas pequenas, que separam o primeiro ano fenológico do segundo.
3ª Fase – Florada e expansão dos frutos: segundo ano fenológico, de setembro a dezembro. Após um choque hídrico, por chuva ou irrigação, as gemas maduras intumescem, transformam-se em botões florais e florescem após cerca de uma semana. Em seguida, vêm as fases de frutos chumbinhos e expansão rápida. Um estresse hídrico nessa fase pode prejudicar o crescimento dos frutos, resultando em peneira baixa.
4ª Fase – Granação dos frutos: de janeiro a março do ano seguinte, quando há formação dos grãos. Um estresse hídrico pode prejudicar a granação, produzindo frutos mal granados que causam os defeitos preto, verde e ardido, como também causar chochamento de grãos.
5ª Fase – Maturação dos frutos: de abril a junho, depende da precocidade da cultivar e da acumulação de energia solar, ou seja, do somatório de EP, em torno de 700 m, após a florada.
6ª Fase – Senescência: em julho-agosto. Muitos ramos produtivos, geralmente terciários e quaternários, secam e morrem, limitando o crescimento do cafeeiro, é a chamada autopoda.

DOENÇAS DO CAFEEIRO
Ferrugem

Relacionados