VCS PODERIAM ME FALAR SIGNIFICADOS DESSA PALAVRAS:? CORTE REPRODUÇÃO SEXUADA REPRODUÇÃO ASSEXUADA FERTILIZAÇÃO INTERNA FERTILIZAÇÃO EXTERNA SERES OVIPAROS SERES VIVIPAROS

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A reprodução assexuada ocorre quando se formam clones a partir de um ser vivo, sem a intervenção de gâmetas. Os novos seres podem nascer a partir de fragmentos do ser vivo[1].

Entre os animais, umdos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar que, ao perder um dos braços, pode regenerar os restantes, formando-se uma nova estrela-do-mar do braço seleccionado. O novo ser é geneticamenteidêntico ao "progenitor". É o que se chama um "clone".

Nas plantas a reprodução assexuada é também frequente, utilizando-se esta capacidade reprodutiva na agricultura. Por exemplo, as laranjas da Bahia(sem sementes) provêm todas do mesmo clone (considerando clone o conjunto de todos os seres geneticamente idênticos, provenientes de um mesmo ser vivo), a partir de uma laranjeira mutante aparecidana região da Bahia no Brasil. Efectivamente, esta árvore, ao não produzir sementes só se pode reproduzir por enxerto ou estaca.

Há vários tipos de clonagem assexuada. Os mais conhecidos são: afragmentação, a partenogénese
A reprodução sexuada envolve a fusão de dois gâmetas (masculino e feminino), processo que se denomina por fecundação.

Os gâmetas são células haplóides que se formam nasgónadas por meiose. Quando se dá a fecundação, também ocorre outro fenómeno - a cariogamia - que consiste na fusão dos núcleos dos dois gâmetas.

Depois destes processos ocorrerem, forma-se o ovo ouzigoto que, por mitoses sucessivas, vai originar um novo indivíduo.

As espécies sexuadas são mais variáveis, logo um mínimo de tipos genéticos de uma mesma população podem adaptar-se às diferentescondições flutuantes provendo uma chance maior para a continuação da população. Em geral, as espécies sexuadas são melhor adaptadas a ambientes novos e sob influência de mudanças abruptas.

Interna équando o órgão reprodutor penetra na fêmea e introduz os gametas masculinos no corpo da fêmea. A reprodução humana, por exemplo, em que o pênis é introuduzido na vagina.
Já a externa é quando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reprodução sexuada assexuada
  • Reproduçao sexuada e assexuada
  • Reprodução sexuada e assexuada
  • Qual é a diferença entre reprodução sexuada e assexuada?
  • Reprodução Assexuada X Sexuada
  • Reprodução Sexuada e Assexuada
  • Reproduçao Assexuada e Sexuada
  • Reprodução Sexuada e Assexuada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!