VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES CORPORATIVAS-ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO

6737 palavras 27 páginas
MBA EM GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO – FIAP

VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES CORPORATIVAS:
ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO

Adilson Fernandes Arantes
Marcelo Tadeu Sanches
Orientador: Ms. Marcelo Barbosa Lima

RESUMO
Vazamento de informações corporativas é qualquer evento, seja acidental ou mal intencionado, que permite que uma pessoa autorizada ou não acesse dados confidenciais, risco que atualmente atingem organizações em todas as partes do mundo. A prevenção contra vazamento de informações ou vazamento de dados (DLP) é um pacote de tecnologias voltado a deter a perda de dados confidenciais que ocorre no mundo inteiro. Concentrando-se na localização, classificação e no monitoramento de informações em repouso, em uso e em movimento, essa solução pode ser abrangente, ajudando a empresa a ter controle de quais são suas informações e interromper os numerosos vazamentos de informações que ocorrem diariamente trazendo prejuízos financeiros e a imagem da corporação. A implementação bem-sucedida desta tecnologia requer preparação significativa e manutenção continua. Empresas que buscam integrar e implementar DLP devem estar preparadas para um esforço significativo, realizando dessa forma pode reduzir em muito o risco para a organização. Quem implementa a solução deve adotar uma abordagem estratégica que cuide das etapas de riscos, impactos e atenuação, juntamente com medidas de governança e qualidades adequadas.

Palavras-chave: segurança da informação, vazamento de informações; gestão de segurança da informação; prevenção de vazamento de dados (DLP).

ABSTRACT
Information leakage is any corporate event, whether accidental or malicious, that allows a person not authorized to access or confidential data, risk that currently affect organizations in all parts of the world. Data leak prevention (DLP) is a suite of technologies aimed at stemming the loss of sensitive information that occurs in enterprises across the globe. By focusing on the location,

Relacionados