VARICELA Z STER

466 palavras 2 páginas
VARICELA-ZÓSTER

Ane Caroline Caetano
Debora Dias

VARICELA (CATAPORA)


A varicela, mais conhecida como catapora, é uma infecção viral, altamente contagiosa, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto máculo-papula, que, após algumas horas, torna-se vesicular, evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas, em 3 a 4 dias. Em crianças, geralmente, é uma doença benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante.

VACINAÇÃO CONTRA VARICELA


No SUS, a vacina é ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.



Em clínicas particulares é aplicada entre os
12 meses e 12 anos de idade.



A dose de 0,5ml é única e aplicada via subcutânea. HERPES ZÓSTER


Herpes zoster é uma infecção viral que provoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa. Ela pode acometer qualquer parte do seu corpo, mas é mais frequente no tronco e no rosto, evidenciando-se como uma faixa de vesículas em apenas um dos lados do corpo.



É causado pelo vírus varicela-zoster e acomete pessoas que tiveram catapora em algum momento da vida e ficaram com vírus latente (adormecido) por anos, em gânglios do corpo próximos ao sistema nervoso.
Eventualmente pode reativar e “viajar” ao longo das vias nervosas para a pele – produzindo as erupções. Anos mais tarde, esse vírus pode reativar na forma de herpes zóster. 

A razão para o herpes zóster ocorrer não é clara. Pode ser que ele aconteça devido à baixa imunidade uma vez que ele é mais comum em idosos e pessoas com sistemas imunológicos debilitados.

TRANSMISSÃO DA VARICELA E
HERPES-ZOSTER


A transmissão é feita por pessoa a pessoa, através de contato direto ou através de secreções respiratórias e, raramente, através de contato com lesões. Transmitida indiretamente através de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados. DADOS

Relacionados

  • reagentes organicos
    5640 palavras | 23 páginas