Variabilidade Lingu Stica No Brasil

597 palavras 3 páginas
Variabilidade Linguística no Brasil

Partimos do pensamento primário de que o fenômeno Variação linguística esteve presente em todo o momento da formação e estruturação da nossa língua e percebendo que desde a língua – mãe o Latim até os dias atuais tivemos mudanças renovadoras da língua .É preciso compreender que tais mudanças , não se encerram somente no tempo , mas também se manifestam no espaço , nas camadas sociais .
A linguística atual revela que uma língua não é homogênea e deve ser entendida justamente pelo que caracteriza o homem ou seja a diversidade , por isso é preciso uma profunda reflexão em relação ao uso da língua , pois podemos perceber a grande diversidade linguística existente , a partir dos contextos sociais , costumes , cultura e hábitos .
A linguística , ciência que estuda a linguagem , possui uma área denominada Sociolinguística , que por sua vez estuda as relações existentes entre os comportamentos linguísticos e as estruturas sociais ,e que nomeia de “variedades linguísticas” , os diferentes modos de falar dentro de uma comunidade . Partindo do pressuposto da existência da diversidade ou variação de uma língua ,e que qualquer uma , falada por qualquer comunidade apresenta essas variações , sendo que língua e variação são inseparáveis .
Essas variações ocorrem por vários fatores que influenciam o modo de falar de pessoas de uma comunidade e observamos que o local de origem , a idade , o sexo e a classe social de um individuo são determinantes para tal. De um modo geral devemos considerar a variação geográfica , chamada de diatópica e a variação social chamada diastrática para entender as variações linguísticas .
Variação Diatópica relacionada á disposição geográfica , ou seja qual região pertence o falante e para isso consideramos os obstáculos naturais e as grandes distâncias . No Brasil podemos destacar as variedades baiana , curitibana , carioca rural paulista , paulista entre outras e entre falantes brasileiros originários das

Relacionados

  • A QUALIDADE DA VOZ NO TRABALHO
    42080 palavras | 169 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas