vargas

Páginas: 4 (937 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Vargas implantou uma política de proibição à imigração judia no Brasil, ressaltando o fato da existência de campos de concentração no Brasil
supostos atos violentos de Vargas, tais como aperseguição à poetisa Patrícia Galvão, a Pagú, e o atentado na Rua Toneleros.
os aspectos negativos do populismo varguista, como por exemplo, o sindicalismo pelego.*Violarosdireitosedeveresfundamentaisdoscidadãostendoinfligidooartigo5ºdaconstituiçãodarepúblicafederativadoBrasil.

*No§2.ºdoart.1.º(Lei9.455/97)incriminar a omissão frente à tortura, nestes termos:“Aquele que se omite em face dessascondutas,quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las,incorre na pena de detenção de um a quatro anos”.

A promotoria acusava Getúlio Vargas de submeter pessoas a cárcere privado, torturas, violação dedireitos individuais, repressão à liberdade, omissão por parte do réu referente às torturas entre outros. A fim de comprovar a veracidade dos crimes a promotoria utilizou de artifícios como: fotos,documentos, cartas e depoimentos de algumas testemunhas. Tentavam através destes mostrar que Getúlio Vargas não só tinha conhecimentos dos crimes praticados durante seu mandato, como era o mandante.Lado herói:
"Pai dos pobres", colocou na lei direitos trabalhistas como o salário mínimo. Usou o Estado para criar indústrias e diminuir a importância do setor primário na economia brasileira.Lado Vilão:
Ditador populista com inspirações facistas, criador do Estado intervencionista, paternalista e corporativista que persiste até hoje. Manteve relações com o Hitler e Mussolini até nãoconseguir mais resistir a pressão dos Estados Unidos.

Pai dos pobres e mãe dos ricos.
Anita, Heráclito
Getúlio Vargas era sistematicamente apresentado à sociedade, e em particular aos trabalhadores,como um ser à parte da espécie humana, que teria, por assim dizer, um pacto com Deus. Um influente ideólogo autoritário do período estado-novista chegou a defini-lo como “supernormal”, tamanha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A era vargas
  • Era vargas
  • A era vargas
  • era vargas
  • A era vargas
  • A Era Vargas
  • Era Vargas
  • Vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!