Varejapo

8390 palavras 34 páginas
Capítulo I – Introdução

!
"

# $%
&

Uma Linguagem de Programação (LP) é um instrumento utilizado pelo profissional de computação para escrever programas, isto é, conjuntos de instruções a serem seguidas pelo computador para realizar um determinado processo.
Em virtude das limitações físicas dos computadores e da pouca maturidade da ciência da computação na época de surgimento dos primeiros computadores, eles só podiam ser programados através de linguagens de programação muito simples. Tais linguagens disponibilizavam um pequeno conjunto de tipos de instruções capazes de realizar ações muito elementares e se caracterizavam por serem de uso exclusivo de um computador específico. Por conta disso, hoje elas são conhecidas como linguagem de máquina ou de baixo nível.
À medida que a computação avançava e se vislumbrava o potencial dessa nova ferramenta, as aplicações iam se tornando cada vez mais complexas.
Nessa época, foi constatado que o uso de linguagens tão simples e específicas reduzia significativamente a produtividade dos programadores e impedia a ampla disseminação dos computadores. Para contornar esse problema, surgiram as linguagens de programação de alto nível. Em contraste com as linguagens de máquina, essas linguagens se caracterizam por não serem específicas para um computador e por terem um conjunto mais amplo e expressivo de tipos de instrução.
O enfoque desse livro é no estudo dessas linguagens. Dessa maneira, sempre que for utilizado o termo “linguagem de programação”, estaremos nos referindo a uma linguagem de programação de alto nível.
Para que os programadores possam construir programas em uma determinada linguagem é necessário definir os símbolos que podem ser utilizados e a forma como devem ser combinados para produzir um programa válido. Além disso, os programadores também precisam entender como um programa válido será executado pelo computador.
Embora existam inúmeras linguagens de programação, cada qual com seu

Relacionados