Vantagens e desvantagens dos proocessoas de fabrico

2194 palavras 9 páginas
Vantagens e desvantagens dos processos de fundição

Índice
Introdução-pág.3
Temas a desenvolver- pág.4
Fundição com moldação em areia verde-pág.5
Fundição com moldação em cerâmica-pág.7
Fundição com moldação em cera perdida-pág.8
Fundição com vazamento por baixa pressão-pág.9
Fundição com vazamento por centrifugação-pág.10
Conclusão-pág.12
Bibliografia-pág.13

Introdução

Há registros de que as primeiras peças metálicas (de cobre) fundidas foram obtidas no período compreendido entre 5000 e 3000 a.C., ou seja, no período imediatamente anterior à Idade do Bronze.
Desde então e progressivamente, a fundição passou a estar cada vez mais presente na história da evolução da humanidade, passando pelo aparecimento do ferro fundido na China em 600 a.C. e surgindo na Europa no século XV, embora a sua utilização como material estrutural só tenha ocorrido de forma extensiva no século XVIII, em Inglaterra.
Com o passar dos anos, a fundição tornou-se, cada vez mais importante para os mais variados ramos da tecnologia, sendo hoje indispensável na grande maioria das indústrias transformadoras.
Neste trabalho pretendo falar um pouco de alguns métodos tecnológicos de fundição, tais como, fundição por moldação em areia verde, moldação em gesso, moldação com molde evaporável, fundição com vazamento por baixa pressão e , por fim, fundição com vazamento por centrifugação, bem como demonstrar algumas vantagens e desvantagens de ambos, podendo assim tirar conclusões sobre qual o melhor método para o fabrico de determinada peça.

Temas a desenvolver
Neste trabalho irei falar de 5 tipos de processos utilizados na fundição, bem como nas vantagens e desvantagens da sua utilização.
Os processos escolhidos são:
Fundição com moldação em areia verde
Fundição com moldação em cerâmica
Fundição com moldação em cera perdida
Fundição com vazamento por baixa pressão
Fundição com vazamento por

Relacionados