Vanguardas europeias

Páginas: 6 (1251 palavras) Publicado: 21 de junho de 2012
1. INTRODUÇÃO

Vanguardas em sentido literal faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que "está à frente". Desta forma, todo aquele que está à frente de algo e, portanto aquele que está à frente do seu tempo em uma atitude poderia se intitular como pertencente a uma vanguarda. Desta dedução surge a definiçãoadotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX. As vanguardas europeias ou os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com atradição cultural do século 19. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo. No início do século XX, as nações europeias compartilharam de vários problemas. Dentre estes podemos citar: a partilha da Ásia e África, enquanto Inglaterra e França se sobressaíram em virtude da conquista de grande parte do território e seus inúmeros recursos. Com isto a, Alemanha eItália tiveram que se contentar com pequenas porções e de baixo valor. Com todo esse descontentamento, os países investiram em armamentos bélicos no caso de confrontos e, de maneira inevitável, assim inicia-se a Primeira Guerra Mundial.
Ligado a estes fatos, estava o grande avanço tecnológico pelo qual passava a burguesia industrial em decorrência das grandes inovações como luz elétrica, oautomóvel, o avião, o avanço científico, dentre outros. Diante deste processo revolucionário, a Europa daquela época dominava o restante do mundo, porém, já era possível perceber que a desigualdade social viria a fazer parte deste processo, de um lado, as grandes elites, do outro, a massa dos excluídos, trabalhadores insatisfeitos em decorrência das péssimas condições de trabalho a que eramsubmetidos.
Diante de tais acontecimentos, surgiram movimentos artísticos e políticos que representaram um sentimento de oposição aos ditames impostos pela sociedade vigente. Estando à frente de seu tempo, os movimentos representados pelas vanguardas revelaram seus interesses ideológicos por meio de uma verdadeira radicalização no campo da cultura e das artes como um todo. Manifestações artísticas estas,que se materializaram pelo Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo que, posteriormente, deram origem ao Modernismo brasileiro.










2. DESENVOLVIMENTO

As Vanguardas Europeias tornaram-se então símbolo daquela época suas classificações, foram atributos para distinguir o momento em que a Europa se passava diante de tantos acontecimentos. As cinco principaiscorrentes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.

• Futurismo: O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado navelocidade e na elevação da violência. Foi o primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica. A pintura futurista recebeu influência do cubismo e doabstracionismo, mas utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens com a pretensão de dar a ideia de dinamismo.


Exemplo de Futurismo.











• Cubismo: É o resultado das experiências de Pablo Picasso (1881-1973) e de Georges Braque (1882–1963), esteve, inicialmente, ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas. Na literatura,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vanguarda europeia
  • Vanguardas Europeias
  • Vanguarda Europeia
  • vanguarda europeias
  • vanguardas europeias
  • Vanguardas Européias
  • Vanguardas Europeias.
  • Vanguardas europeias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!