vaga

Páginas: 6 (1419 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
Características do Período Bizantino
A sociedade bizantina era totalmente hierarquizada. No topo da sociedade encontrava-se o imperador e sua família. Logo abaixo vinha a nobreza formada pelos assessores do rei. Abaixo destes estava o alto clero. A elite era composta por ricos fazendeiros, comerciantes e donos de oficinas artesanais. Uma camada média da sociedade era formada por pequenosagricultores, trabalhadores das oficinas de artesanato e pelo baixo claro. Grande parte da população era formada por pobres camponeses que trabalhavam muito, ganhavam pouco e pagavam altas taxas de impostos.
A economia do Império Bizantino foi ao longo de vários séculos uma das mais fortes economias da região do Mediterrâneo. A capital Constantinopla, situada na confluência de várias rotas comerciaisque no seu auge cobriam praticamente toda a Eurásia e Norte de África, foi um dos principais centros de comércio ao longo de todo o primeiro milênio d.C. Alguns acadêmicos defendem que, até ao surgimento dos Árabes no século VII, a economia do império era a mais poderosa a uma escala global. No entanto, as conquistas árabes contribuíram de forma significativa para um período de declínio eestagnação. As reformas de Constantino V (c. 765) marcam o início do renascimento econômico e dão origem a um novo período de prosperidade. Entre os séculos X e XII, o Império Bizantino projeta uma imagem de opulência, impressionando os viajantes pela riqueza acumulada na capital. No entanto, a Quarta Cruzada deu origem a uma crise econômica profunda. A dinastia paleóloga tentou relançar a economia, emboraaté ao colapso do império o Estado nunca tivesse voltado a dominar por completo as forças econômicas.
Um dos pilares da economia imperial foi o comércio. O Estado controlava de forma apertada tanto o comércio interno como externo, e detinha o monopólio da emissão de moeda. Constantinopla continuou a ser o mais importante centro comercial da Europa durante a Idade Média, até a República de Venezaprogressivamente tomar esta posição.


Atualmente a localização de Constantinopla seria na cidade de Istambul, na Turquia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_do_Imp%C3%A9rio_Bizantino acessado em 26-07-14 às 14:33
A pintura no Período Bizantino
No século V, em Bizâncio, emergiu um novo império cristão que duraria mil anos, criando uma nova forma de arte, nascida do Cristianismo. Em Roma,nas antigas catacumbas cristãs, há uma série de murais que datam das perseguições aos cristãos nos séculos III e IV. São os primeiros exemplos de pintura no Período Bizantino.
No século IV, o imperador Constantino reconheceu o culto livre aos cristãos do Império Romano. A arte cristã primitivia evoluiu então para a arte bizantina. O mosaico foi a característica principal do período e suascaracterísticas de criação influenciaram mais tarde a arte gótica. Os ícones também marcaram esta primeira etapa da arte bizantina.
Nos séculos VIII e IX, o mundo bizantino foi dilacerado pela questão iconoclasta, uma controvérsia sobre o uso de pinturas ou entalhes na vida religiosa. Toda representação humana que fosse realista poderia ser considerada uma violação ao mandamento de não adorar imagensesculpidas. O imperador Leão III proibiu qualquer imagem em forma humana de Cristo, da Virgem, santos ou anjos. Como resultado, vários artistas bizantinos migraram para o Ocidente. Em 843, a lei foi revogada.
















http://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-arte-bizantina/ acessado em 27-07-14 às 15:47
A escultura no Período Bizantino
Este gosto peladecoração, aliado à aversão do cristianismo pela representação escultórica de imagens (por lembrar o paganismo romano), faz diminuir o gosto pela forma e consequentemente o destaque da escultura durante este período. Os poucos exemplos que se encontram são baixos-relevos inseridos na decoração dos monumentos.



Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim, principalmente os dípticos, obra em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vagas
  • vagas
  • vagas
  • era vagas
  • Vagas
  • vaga
  • Vaga
  • vagas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!