V3n2a08

3318 palavras 14 páginas
INTEGRAÇÃO SOCIAL DO DEFICIENTE: ANÁLISE
CONCEITUALE METODOWGICA
MARIA SALETE FÁBIO ARANHA(')
Universidade Estadual Paulista - Bauru

O presente trabalho consiste. primeiramente, na apresentação de uma revü,.'io que filemos na literatura especialilada brasileira e norte-amerieana, buscando identificar que autores são citados quando se discute a questão de integração dodcficientc. A partir desta revisão conceituai, estaremos retletindo acerca da realidade brasilt:ira, no que se refere à relação teórico-metodológica constatada na prática de atuaçãojunto ao deficiente. tanto ao nível institucional, quanto ao nível social mais amplo.
Finalmente, fundamentados na leitura sócio-construtivista sobre o desenvolvimento humano, estaremos discutindo nossa proposta conceituai, bem como caminhos e fonnas para favorecer a integração do deficiente.
A integrnção social do deficiente tem sido um tema utilizado com frcqüênci;j cada vez maior na literalur:l especiali:za brasilcira, tanto na área da educação especial, quanto na da reabilit.lção profissional. Tem também figurado como um dos principais objetivos na maioria dos estatutos e regulamentos das instiruições e cl\tidadcs que preslam serviços ao deficiente, bem como sc encontra prcvista e amparada legalmente, através desua explicitação como direito, na Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei Federa! nO 7853, que trata dos Direitos das Pessoas Deficientes, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Constitui~ão do Estado de São Paulo e em grande parte das Leis Orgânicas dos Municípios. Entretanto, a grande maioria dos deficientes brasileiros permanece ainda segregada em instituições e escolas especiais, sem participação ativa na vida da sociedade e incapaciL1da para o efetivo exercício de~ua r;:idadania.
Quais as causas reais desta inconsistência? Na tentativa de compreender o fenômeno, tem-se feito atribuição de causalidade ora ao descumprumis~o do Puder Público, ma 11 mil rormaçiiu dus etlucadures e dos

Relacionados