UTA: formação docente fase 1

Páginas: 6 (1486 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015

1. Introdução

Esse portfolio foi desenvolvido pela acadêmica Maria do Socorro de Souto Dantas - RU: 985079, sob a orientação da Tutora Jozivalda Alves Pereira, proposto pela UTA: Formação Docente – Fase 1, disciplina Formação de professores.
O presente trabalho situa, em primeiro plano abordando reflexões sobre as aulas ministradas pela Profa. Dra. Elaine Cátia associado as leituras sugeridasna Rota de Aprendizagem e o livro base: Professor de educação infantil e anos inicias do ensino fundamental: aspectos históricos e legais da formação (Almeida e Soares,2012) . Num outro momento, relacionarei nossos estudos com análise do artigo: O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador na contradição (Bernard Charlot).
Destacamos que a UTA: Formação Docente objetivou refletir sobrequestões pertinentes à formação de professores, no contexto da sociedade da antiguidade a contemporânea, tendo como princípio básico ensino, pesquisa e formação, com a identidade e características que lhe são inerentes, resguardadas as devidas proporções, numa relação recíproca e permanente de ação-reflexão-ação.
Para o desenvolvimento e compreensão desse projeto utilizei de vários recursosdisponibilizados pelo AVA: vídeos-aulas, fórum e slides das aulas aliados aos diversos artigos, atividades de reflexão e debates entre alunos-alunos e alunos - professores propostos pelas nossas professoras, o estudo dos livros de apoio e outras referências complementares que foram disponibilizados pela instituição.

2. Formação docente

A Profa. Dra. Elaine Cátia começa nossa tele aula mostrando doistrechos de um filme, abordando a metodologia de ensino do professor e sua relação com os educandos. A cena retrata uma aula tradicional de astronomia, na qual a professora comenta sobre a ida do homem na lua. De repente a aula é interrompida pelo barulho de um avião e a professora perde o controle da turma. Em conjunto com outro trecho do filme, a aula é contextualizada, nota-se a importância de seutilizar de contextos próximos aos alunos e aproveitar oportunidades ocasionadas por cenas do cotidiano e que chamam a atenção dos alunos para introduzir conteúdos abstratos.
Baseado nessas observações encontramos a importância do professor ter domínio dos conteúdos, conhecimento didático metodológico, conhecimento cientifico, conhecimento interpessoal e o conhecimento pedagógico bem como métodose técnicas adequando ao processo ensino- aprendizagem.
A formação de um bom profissional depende também de toda a situação cultural em que está inserido, da realidade do sistema de ensino e da própria formação adquirida como ser humano, como pessoa. Valorizar o cotidiano pedagógico e discutir a importância que as práticas de ensino têm na formação docente, pode despertar nos professores, avontade de refletir sobre os seus percursos profissionais, sobre a forma como percebem a articulação entre o profissional e o pessoal, sobre a forma como foram evoluindo ao longo da sua carreira, possibilitando que, aos poucos, possam construir sua identidade através dessas experiências.

A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de umtrabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal. Por isso é tão importante investir a pessoa e dar estatuto ao saber da experiência. (Nóvoa, 1995, p.25).


Entretanto, ao professor docente é conferida uma importância maior no processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que a ele foi atribuído o exercício do magistério, ou seja, “atarefa de educar, de ensinar, de aprender, de pesquisar e de avaliar.” (VEIGA, 2008, p.15). Por isso a formação inicial, no curso de pedagogia, deve se voltar para a docência não no sentido de “licenciado para dar aulas”, mas sim no sentido de ator e autor do ato educativo, capaz de promover uma educação que atenda ao pleno desenvolvimento da cidadania.
Uma identidade profissional se constrói, pois,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portf Lio UTA FORMA O DOCENTE FASE 1 2 E 6 FEIRA
  • PORTFÓLIO UTA – ESCRITA FASE 1
  • PORTFOLIO UTA
  • Portf Lio UTA Fundamentos Da Educa O Fase 1
  • trabalho fase 1 UTA lingua portuquesa
  • RE: Questão 1
  • Portifolio da UTA Educacao ciencia e Tecnologia Fase 1 1
  • ESQUELETO DO PORTF LIO UTA FUNDAMENTOS DA EDUCA O FASE 1 1 1 1 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!