Uso dos gases presentes no ar atmosférico

Páginas: 2 (423 palavras) Publicado: 3 de março de 2015
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que osoutros gases são encontrados em quantidades menores. Além dos gases citados, o ar atmosférico também apresenta vapor de água (cuja quantidade depende de alguns fatores como clima, temperatura e local), quese apresenta na forma de neblina, nuvens e chuva. No ar também encontramos em suspensão poluentes, poeira, cinzas, microrganismos e pólen.

Oxigênio
Este gás aparece na atmosfera numa proporçãode aproximadamente 21%. O gás oxigênio (O2) é indispensável à respiração celular: ao ser inspirado, ele é levado até todas as células do organismo e reage com a glicose (C6H12O6), produzindo água(H2O), gás carbônico (CO2) e a energia necessária à realização de todas as atividades do corpo. As plantas produzem oxigênio durante a fotossíntese (num mecanismo praticamente inverso à respiraçãocelular), liberando-o à atmosfera. Além disso, o oxigênio também é o principal comburente, ou seja, ele “alimenta” o processo de combustão.
Nitrogênio
Nitrogênio  – 78% do ar atmosférico são compostos pelogás nitrogênio (N2), sendo, portanto, o componente mais abundante do ar. Este gás é formado pela união de dois átomos de nitrogênio e é o mais leve de todos os gases que se conhece: sua densidade podeser até 14 vezes menor do que a do ar, o que explica sua abundância.

Neônio, argônio, criptônio, xenônio.
Também conhecidos como gases raros, esses gasses pertencem ao grupo 18 da tabelaperiódica, cujos membros são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe). Estes gases são os componentes menos abundantes da atmosfera.

O gás carbônico (CO2) é encontrado emproporções muito pequenas na atmosfera, contribuindo com apenas 0,03% da composição do ar. É um gás de extrema importância para a realização da fotossíntese pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ar atmosférico
  • Gases Atmosféricos
  • Ar Atmosférico
  • ar atmosférico
  • Ar atmosferico
  • O ar atmosférico
  • Ar atmosférico
  • Ar atmosférico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!