Uso do sal verde como incentivo para reduzir o consumo de sódio na alimentação

Páginas: 5 (1196 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


PROJETO DE INTERVENSÃO - 2014

1. IDENTIFICAÇÃO
A importância da dieta hipossódica e o uso do sal verde como incentivo para reduzir o consumo de sódio na alimentação.
1.1 Publico alvo
Adultos, jovens e idosos que frequentaram a unidade (ESF) Estratégia da Saúde da Família São Sebastião na cidade Barra do Garças MT.
1.2 Classificação
( ) Curso
( ) Evento
( ) Produções
(x)Prestaçãode serviços
2. PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO
Joana D´arc Dias de Carvalho.
3. COORDENAÇÃO DO CURSO RESPONSÁVEL PELO PROJETO
Tássia Cassimiro Vigato
4. EMENTA
Sal verde empregado como condimento. Dieta hipossódica. Usuários da Estratégia da Saúde da Família. Temperos naturais. Prevenção e controle da hipertensão.
5. JUSTIFICATIVA
O sal verde, empregados como condimento, têm grandeimportância na alimentação, e podem ser aproveitadas na mudança total ou parcial do sal de cozinha, na forma de sal temperado ou conhecido como “sal de ervas”. O sal de ervas tradicionalmente utilizado em dietas hipossódicas provém da combinação de sal refinado de cozinha e ervas como orégano, manjericão e alecrim desidratados (BEZERRA, 2008).
A Hipertensão Arterial é uma doença crônica, nãotransmissível, na maior parte dos casos não apresenta sintomas, mas danifica essencialmente o balanceamento dos mecanismos vasodilatadores e vasoconstritores, alterando a pressão sanguínea nos vasos, e consequentemente provocando lesões aos órgãos por eles irrigados (BRASIL, 2001).
A pesquisa está sendo constituída com a intenção de aconselhar, incentivar modificações, apresentar meios de reduzir oconsumo excessivo de sal na alimentação, ofertando um produto desidratado a partir de ervas, possibilitando a fabricação de um condimento em casa, como mudança total ou parcial do sal de cozinha (NaCl), oferecendo um produto saudável para pacientes hipertensos, ou para aqueles que desejam usar como modo de prevenção e tornar os alimentos preparados com mais sabor e ainda mostrar os benefícios doproduto enfatizando as propriedades terapêuticas das ervas naturais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde há cerca de 600 milhões de hipertensos no mundo. No Brasil esta enfermidade aborda uma média de 25% da população, em dados mais detalhados tem-se mais de 50% dos idosos, 30% dos adultos e 5% das crianças possuindo esta doença. (SBH, 2012).
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) arecomendação de consumo máximo diário de sal é de menos de cinco gramas por pessoa ao dia, no entanto, o consumo do brasileiro está em média de 12 gramas diários, valor que ultrapassa o dobro do recomendado (BRASIL, 2001).
Deste modo é necessário a conscientização da população, mostrando a importância em diminuir com urgência o consumo de sal na alimentação, afim de minimizar doenças, melhorar asaúde dos brasileiros e consequentemente reduzir os índices de morte da população advindas das consequências do excesso de sal.
6. OBJETIVOS
6.1 Geral
Apresentar um produto com ervas desidratadas retiradas das hortaliças, para preparação de sal temperado designado “sal com ervas” com intenção de aplicar em dietas que necessitam redução da quantidade de sódio.
6.2 Específicos
Sugerir redução desódio na alimentação.
Elaborar um sal a partir de ervas desidratadas.
Orientar sobre o consumo do sal de ervas para hipertensos.
7. METODOLOGIA
Será utilizados como material de apoio; 01 liquidificador britânia, 01 balança digital com peso máximo de 7 kg, 01 colher de metal, 01 colher de plástico para medida caseira de 10 gramas, 01 faca de corte, 01 vasilha de plástico, 01 bandeja, embalagensdescartáveis com tampa com medida para 30 ml, papel adesivo de cor branca para impressão do rótulo, impressora HP Laser Jet 1102, programa Microsoft Word 2013, tesoura. Ingredientes e quantidades utilizados para preparação do sal com ervas desidratado: 150g de alho, 150g de cebola, 200g de salsa, 200g de coentro, 200g ervas finas, 200g de manjericão, 4g de alecrim e 500g de sal refinado.
Modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alimentação e Consumo
  • sódio Sem Sal, Com Gosto.
  • Sodio na alimentação infantil
  • Como reduzir o consumo de energia
  • Incentivo ao uso da biblioteca
  • O uso de jogos no incentivo a aprendizagem
  • Hipertensão Arterial e Consumo de Sal
  • Consumo em cabo verde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!