Usinagem

Páginas: 2 (275 palavras) Publicado: 14 de maio de 2012
Word
Usinagem pode ser descrita como a alma da agregação de valor inerente à manufatura. Para chegar à tal conclusão, basta ler a definição técnica de usinagem: usinagem é oprocesso mecânico pelo qual uma peça é obtida através da retirada de material.
Vamos usar um exemplo para esclarecer ainda mais do que trata a usinagem: imagine um escultorque vai talhando um pedaço de madeira até obter a escultura desejada. Agora imagine um operário que utiliza uma ferramenta para “talhar” materiais como ferro ou aço até obteruma peça perfeitamente acabada. Com certa licença poética, pode-se dizer que é exatamente disso, de esculpir o metal, que trata a usinagem.
A diferença é que a escultura deum artista plástico é uma atividade artesanal, enquanto a usinagem tornou-se um processo altamente tecnológico em razão da busca frenética por produtividade em praticamentetodos os meios fabris. Esta realidade está refletida principalmente na utilização de recurso conhecido como CNC (Controle Numérico Computadorizado na tradução para o português).Fruto de simbiose entre a mecânica e a informática, o CNC é uma espécie de maestro que dirige uma orquestra de ferramentas de acordo com diretrizes previamente programadas.Entre as principais vantagens do CNC figuram a agilidade, a eliminação de erros e, principalmente, a possibilidade de executar operações demasiadamente complexas para aslimitações humanas.
A utilização de centros de usinagem equipados com CNC elevou à estratosfera os indicadores de produtividade, de um lado, ao mesmo tempo em que reduziudrasticamente o emprego de mão-de-obra humana, de outro. Com o processo automatizado, poucos operários mais preparados dão conta de serviço que demandava a participação de dezenas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Usinagem
  • usinagem
  • Usinagem
  • usinagem
  • Usinagem
  • Usinagem
  • Usinagem
  • usinagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!