user123455

756 palavras 4 páginas
A descentralização contribui para a elevação da moral da organização na medida em que atende às necessidades de segurança dos administradores e funcionários. ( + segurança + independência)
A partir do momento em que o administrador se vê independente e enxerga isso como algo positivo, ele acaba se tornando o “senhor do seu destino” e as decisões que afetam o seu trabalho tem menos influência dos seus superiores, consequentemente, ele torna-se menos sujeito a autoridade do chefe da organização.
Aos demais membros o aumento de segurança provem do fato de que a pessoa que irá tomar decisões é alguém mais próximo aos membros, assim, suas atitudes tendem a ser menos impessoais e frias, porém, isso dependerá muito da confiança que os subordinados possuem para com o administrador.
A descentralização contribui para a elevação da moral da organização, satisfazendo a necessidade de prestígio e poder dos administradores.
Podemos afirmar que uma organização descentralizada tende a ter sua moral mais elevada do que uma centralizada. Pois através da descentralização é possível entender melhor as necessidades dos membros.
Outra vantagem da descentralização está no fato de que ela permite à administração atender de forma mais eficiente as peculiaridades das situações locais.
Concentra a atenção da administração para os resultados :
Uma organização deve ser centralizada ou descentralizada? Assunto relativamente recente, surgiu após a Segunda Guerra Mundial, antes disso o problema preocupava pouco os estudiosos a respeito das vantagens de uma administração centralizada ou descentralizada. De um modo geral, afirmavam que as decisões de maior monta deviam ser reservadas á cúpula das organizações, por isso parecia estar mais de acordo com um sistema de administração racional, em que a coerência das ações e sua perfeita coordenação fossem preservadas, adotavam assim uma atitude a favor da centralização. A maioria das empresas, mesmos as grandes, eram administradas em bases

Relacionados