URSS

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014

Para começar a falar sobre a industrialização da URSS, temos que explicar o que é Economia Planificada, já que é desse grupo do qual ela surgiu.
Economia planificada é o sistema no qual a organização econômica, as decisões econômicas em geral de uma nação são determinadas por um plano e não pelo mercado. Tal plano é elaborado pelo Estado, isto é, por autoridades e técnicos que trabalham emsetores estatais. O resultado é um programa, válido por um determinado período, geralmente de cinco anos, a prática usual dos países que adotaram tal modelo de economia (plano quinquenal). Para que exista uma economia planificada é preciso que todos os meios de produção sejam estatizados.


Mas o que é Plano Quinquenal?
Os planos quinquenais foram um instrumento de planificação econômicaimplantado por Stalin na antiga União Soviética, com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos.
O 1º plano quinquenal, desenvolvido de 1928 a 1932 teve como principal objetivo criar as bases da economia socialista. A agricultura foi coletivizada, criando-se os kolkhozes (cooperativas de camponeses), os sovkhozes (propriedades doEstado, cultivadas por assalariados) e as MTS (estações de maquinaria para apoio aos agricultores). Quanto à indústria, a prioridade foi dada à indústria pesada, à siderurgia e à eletrificação. Como resultado se obteve:
A produção de aço passou de 4 para 18 milhões de toneladas, entre 1928 e 1940;
A produção de carvão ultrapassou 160 milhões de toneladas, no mesmo período;
A coletivização passou de2% em 1928, para 62% em 1932.

O 2º plano quinquenal, desenvolvido de 1933 a 1937, continuou a privilegiar a indústria pesada, mas desenvolveu também as indústrias ligeiras produtoras de bens de consumo. No setor rural, constituíram-se pequenas propriedades privadas.
O 3º plano quinquenal, de 1938 a 1942, não chegou a ser concluído, tendo sido interrompido pela Segunda Guerra Mundial.
QuartoPlano Quinquenal (1946-1950), que privilegiava o setor energético, o transporte ferroviário e a reconstrução das fábricas atingidas pela guerra. Entre 1951 e 1955, o Quinto Plano Quinquenal, que incentivava principalmente o progresso tecnológico e a indústria bélica, elevou a União Soviética ao lugar de segunda potência industrial do mundo. Rapidamente o país tornou-se o maior produtor de aço e depetróleo.
Como resultado dos três primeiros planos quinquenais:

Perestroika (literalmente "reconstrução" ou "reestruturação") foi em conjunto com a Glasnost, uma das políticas introduzidas na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas por Mikhail Gorbachev, em 1985.
A palavra Perestroika, que literalmente significa reconstrução, recebeu a conotação de reestruturação econômica[2]. Gorbachevpercebeu que a economia da União Soviética estava a falhar e sentiu que o sistema socialista, apesar de não precisar ser substituído, certamente necessitava de uma reforma, e isto seria levado a cabo pelo processo da Perestroika. Uma chave principal da Perestroika era reduzir a quantidade de dinheiro gasta em defesa e, para fazer isso, Gorbachev sentiu que a União Soviética deveria: desocupar oAfeganistão, negociar com os Estados Unidos a redução de armamento (os acordos de Yalta) e não interferir em outros países comunistas (a Doutrina Sinatra).

Glasnost

A Glasnost contribuiu em grande parte para a intensificação de um clima de instabilidade causado por agitações nacionalistas, conflitos étnicos e regionais e insatisfação econômica, sendo um dos fatores causadores da ruína daURSS.
Enquanto no Ocidente a noção da glasnost se associa com a liberdade de expressão, a meta principal desta política foi fazer o governo do país transparente e aberto para discutir, assim logrando o círculo estreito de apparatchiks que anteriormente exerceu o controle completo da economia. A Glasnost foi, portanto, um processo de abertura política.[3]
A glasnost deu novas liberdades à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • urss
  • URSS
  • URSS
  • URSS
  • Urss
  • Urss
  • URSS
  • Urss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!