Unix

Páginas: 17 (4048 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
1.INDICE
2.Introdução..........................................................................................................2
3.Historico......................................................................................................3
4.Caracteristicas............................................................................................4
5.Objetivos doUNIX.............................................................................................7
6.Gerenciamento de memória.........................................................................8
7.Gerenciamento do processador..................................................................10
8.Gerenciamento de arquivo.........................................................................11
9.Shell ecomandos básicos...........................................................................13
10.Gerenciamento de dispositivos.......................................................................15
11.Conclusão................................................................................................16
12.Referênciasbibliográficas........................................................................17

2.INTRODUÇÃO
Unix é um sistema operacional portável, multitarefa e multiutilizador originalmente criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, que trabalhavam nos Laboratórios Bell da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formado por empresas de informática.
Um sistema Unix é orientado a arquivos, quase tudo neleé arquivo. Seus comandos são na verdade arquivos executáveis, que são encontrados em lugares previsíveis em sua árvore de diretórios, e até mesmo a comunicação entre entidades e processos é feita por estruturas parecidas com arquivos. O acesso a arquivos é organizado através de propriedades e proteções. Toda a segurança do sistema depende, em grande parte, da combinação entre as propriedades eproteções definidas em seus arquivos e suas contas de usuários.

3.HISTORICO
Em 1965 formou-se um grupo de programadores, incluindo Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, num esforço conjunto da AT&T, da General Electric (GE) e do MIT (Massachussets Institute of Technology) para o desenvolvimento de um sistema operacional chamado Multics.
Ainda em 1969, Ken Thompson,usando um ocioso computador PDP-7, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, batizado de Unics, usando linguagem de montagem. Mais tarde, Brian Kernighan rebatizou o novo sistema de Unix.
Um marco importante foi estabelecido em 1973, quando Dennis Ritchie e Ken Thompson reescreveram o Unix, usando a linguagem C, para um computador PDP-11. A linguagem C havia sido desenvolvidapor Ritchie para substituir e superar as limitações da linguagem B, desenvolvida por Thompson. O seu uso é considerado uma das principais razões para a rápida difusão do Unix.
Finalmente, ao longo dos anos 70 e 80 foram sendo desenvolvidas as primeiras distribuições de grande dimensão como os sistemas BSD e os System III e System V.
Em 1977, a AT&T começou a fornecer o Unix para instituiçõescomerciais. A abertura do mercado comercial para o Unix deve muito a Peter Weiner - cientista de Yale e fundador da Interactive System Corporation. Weiner conseguiu da AT&T, então já desnudada de seu monopólio nas comunicações e liberada para atuação no mercado de software, licença para transportar e comercializar o Unix para o computador Interdata 8/32 para ambiente de automação de escritório.O Unix saía da linha das máquinas PDP, da Digital Equipament Corporation (DEC), demonstrando a relativa facilidade de migração (transporte) para outros computadores, e que, em parte, deveu-se ao uso da linguagem C. O sucesso da Interactive de Weiner com seu produto provou que o Unix era vendável e encorajou outros fabricantes a seguirem o mesmo curso. Iniciava-se a abertura do chamado mercado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unix
  • Unix
  • Unix
  • UNIX
  • UNIX
  • UNIX
  • UNIX
  • Unix

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!