Enfermagem

Páginas: 8 (1807 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Psicanálise em Sigmund Freud
A psicanálise surgiu com o médico Freud, em 1980, com o objetivo de estabelecer tratamentos dos sintomas histéricos e neuróticos. Definiu com isso que o aparelho psíquico é dominado pelos princípios da realidade e do prazer. O princípio da realidade propicia a renúncia da satisfação imediata tendo uma situação real na realidade. O princípio do prazer é o processoprimário que liberta e rompe barreiras distantes da razão
Em vista disso, tem-se que a psicanálise surgiu com o médico Freud, em 1980, com o objetivo de estabelecer tratamentos dos sintomas histéricos e neuróticos. Definiu com isso que o aparelho psíquico é dominado pelos princípios da realidade e do prazer. O princípio da realidade propicia a renúncia da satisfação imediata tendo uma situaçãoreal na realidade. O princípio do prazer é o processo primário que liberta e rompe barreiras distantes da razão.
Verificou-se que, a partir de Sigmund Freud ocorreu uma transformação que foi capaz de alterar todo pensamento referente a vida psíquica do ser humano. Adotando uma abordagem científica, esse autor criou a psicanálise por meio de observações das regiões obscuras e dos processosmisteriosos do psiquismo, transformando-a em teorias e métodos. Para Freud a compreensão do ser humano só pode ocorrer por meio de um resgate da historia pessoal do indivíduo ligada à sociedade e aos grupos de seu pertencimento.
Entende-se, com isso, que teoricamente a psicanálise freudiana é caracterizada pela sistematização do conjunto de conhecimentos oriundos do funcionamento psíquico do ser humano.Metodologicamente, traduziu-se num método interpretativo buscando o significado das produções imaginárias humanas. Por consequência, transformou-se numa prática profissional com referência ao modo de tratamento buscando a cura e o autoconhecimento.
O funcionamento psíquico para Freud se dá por meio do aspecto econômico, o tópico e o dinâmico. Assinala-o que o aspecto econômico se dá em razão daexistência de uma quantidade de energia que alimenta os processos psíquicos. O tópico é onde ocorrem sistemas que identificam a natureza e o modo de funcionamento psíquico. E o dinâmico, é onde ocorre a pulsão que reside no interior do psiquismo como uma força conflitante.
Por isso, a primeira teoria sobre as estruturas do aparelho psíquico foi o primeiro passo na direção do entendimento dapersonalidade, sendo assentada sobre três instâncias psíquicas ou sistemáticas, determinadas no pré-inconsciente, no inconsciente e no consciente.
Nessa teoria, o pré-inconsciente é visto como um sistema de conteúdos que acessam a consciência.
Com a descoberta do inconsciente ocorreu a transformação no entendimento acerca da posição subjetiva do ser humano, subvertendo o sujeito moderno na conquista doespaço subjetivo. Assim, é entendido como aquele que exprime o conjunto de conteúdos reprimidos da consciência. Esse conceito direciona-se à proposição de uma realidade psíquica, entendida como uma zona de pulsões, desejos, tendências e medos.
O consciente, por sua vez, é visto como um sistema do aparelho psíquico receptivo às informações interiores e exteriores, destacando a atenção, apercepção e o raciocínio.
A descoberta da sexualidade infantil se deu por meio de investigações procedidas por Freud na prática clínica, percebendo que os desejos e pensamentos reprimidos eram oriundos de conflitos sexuais da vida infantil, período esse que é afetado por marcas profundas na formação da pessoa. Ele identificou a função sexual desde o princípio da vida, definindo fases, a exemplo da oral,identificando a boca como zona de erotização, determinando que o prazer está na excitação da mucosa dos lábios e da cavidade bucal na ingestão de alimentos, incorporando o objeto; a anal, quando o ânus é identificado como a zona de erotização, com relação ativa e passiva do objeto e controle de fonte de prazer nova dos esfíncteres uretral e anal; a fálica, quando o pênis torna-se essa zona,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!