UNIVERSIDADE

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 31 de março de 2015
UNIVERSIDADE: INSTITUTO CAMILLO FILHO
DISCIPLINA: HERMENÊUTICA
GRUPO DE DISCUSSÃO TEMA: JURISPRUDÊNCIA DOS CONCEITOS E DOS INTERESSES
COMPONENTES: DARVINSON HOLANDA, DAVI AMORIM, GIULIA GEDEON JOÃOFELIPE DE SÁ, MARCO DANTAS E MARCOS AUGUSTO

3 - JURISPRUDÊNCIA DOS CONCEITOS E DOS INTERESSES
3.1 - JURISPRUDÊNCIA DOS CONCEITOS:
A jurisprudência dos conceitos foi a primeira sub-correntedo positivismo jurídico, segundo a qual a norma escrita deve refletir conceitos, quando de sua interpretação. Seus principais representantes foram Ihering, Savigny e Puchta, considerado por muitos como seufundador.
Foi, portanto, a precursora da idéia de que o direito provém de fonte dogmática, imposição do homem sobre o homem e não consequência naturalde outras ciências ou da fé metafísica.
Entre asprincipais características da jurisprudência dos conceitos estão: o formalismo, com a busca do direito na lei escrita; a sistematização; a busca de justificação da norma específica com base na maisgeral.
Ou seja, segundo esta escola, o direito deveria, prevalentemente, ter base no processo legislativo, embora devesse ser justificado por uma idéia mais abrangente relativa a um sentido social.


3.2-JURISPRUDÊNCIA DOS INTERESSES:
A jurisprudência dos interesses foi a segunda sub-corrente do positivismo jurídico, segundo a qual a norma escrita deve refletir interesses, quando de sua interpretação.Seu principal representante foi Philipp Heck.
O positivismo jurídico, escola que, a partir do final do Século XIX, caracteriza o direito como de fonte dogmática (imposição do próprio homem) teve estafase após a Jurisprudência dos conceitos. Na jurisprudência dos interesses, interpreta-se a norma, basicamente, tendo em vista as finalidades às quais esta se destina.
Caracteriza-se esta escola pelaidéia de obediência à lei e subsunção como conflito de interesses em concreto e em abstrato, devendo prevalecer os interesses necessários à manutenção da vida em sociedade, materializados nessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Universidade
  • Universidade
  • A universidade
  • Universidade
  • universidade
  • universidade
  • Universidade
  • Universidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!