UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIR4

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 30 de abril de 2015
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA- UNIVERSO
PRÓ- REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE PEDAGOGIA- EAD 100%
DISCIPLINA SEMINÁRIO INTEGRADOR IV


Elaine Vieira dos Santos Braga- 600365917





ALFABETIZANDO E LETRANDO NO ESPAÇO ESCOLAR












São Gonçalo
2013
Elaine Vieira dos Santos Braga- 6003659147







ALFABETIZANDO E LETRANDO NO ESPAÇO ESCOLAR




Trabalho apresentado à Disciplina SeminárioIntegrador IV, do Curso de Pedagogia, Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO, como parte dos requisitos para a conclusão do curso.
Professora: Adriana Penha









São Gonçalo
2013
1) ALFABETIZANDO E LETRANDO NO ESPAÇO ESCOLAR

Desde o surgimento da escrita e seus códigos, percebe-se a importância da mesma na vida dos indivíduos que conseguiam codificá-la e descodificá-la.Historicamente a alfabetização era simplesmente ligada ao ensino- aprendizado da “tecnologia da escrita”, que significa na leitura a capacidade de descodificar os sinais gráficos em sons, e na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos.
Somente a partir dos anos 80 este conceito de alfabetização foi ampliado, com os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberoskysobre a Psicogênese da aquisição da escrita, que contribuíram muito para a ampliação deste conceito, pois de acordo com os mesmos o aprendizado da escrita não se reduziria ao domínio dos grafemas e dos fonemas, mas que seria um processo ativo, pelo qual a criança teria desde os primeiros contatos com a escrita a oportunidade de construir e reconstruir hipóteses sobre o funcionamento da língua.Deste modo percebe-se que o termo alfabetização não deveria ser somente ensinar e aprender as habilidades de codificação e descodificação da leitura, ma também o domínio dos conhecimentos que permitem o uso dessas habilidades na práticas sociais da leitura. A partir desta compreensão, entra em cena o termo alfabetização funcional” com a finalidade de incorporar as habilidades do uso da leitura e daescrita em situações sociais, o que hoje chamamos de letramento.
Conceituando alfabetização e letramento, compreendemos que são diferentes, mas que na utilização são inseparáveis:
Alfabetização: Processo científico e indispensável de apropriação do sistema de escrita. Conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilitam o aluno ler e escrever.
Letramento: Resultado da ação deensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar as habilidades da leitura e da escrita em práticas sociais.
Observando os conceitos percebemos que alfabetização e letramento são processos diferentes, porém precisam ser vistos e utilizados simultaneamente.
De acordo com Soares (2003), alfabetização e letramento são processos distintos, de naturezaessencialmente diferente, porém são interdependentes e indissociáveis.
Ao considerarmos que a alfabetização deve ser compreendida além da aprendizagem grafônica e que a escrita esta incluída no letramento, conseguimos Proporcionar aos nossos alunos novas experiências e usos da leitura em práticas sociais. Veremos que não se trata de uma escolha entre alfabetizar ou letrar. Trata-se de alfabetizarletrando, formando uma sociedade leitora, mais crítica, mais reflexiva e pensante.
Nas pesquisas de especialistas como Emilia Ferreiro, Magda Soares, Piaget, Vygotsky entre outros, é comprovada a importância do aluno formar-se um cidadão que entenda, reflita e que transforme a leitura, a escrita e o mundo ao seu redor.













2) INTRODUÇÃO
“A leitura de mundo precede a leitura da palavra”(Paulo Freire)

A partir do tema em destaque “Alfabetizando e letrando no espaço escolar”, percebe-se a importância de enquanto mediadores do aprendizado proporcionar aos nossos alunos a aproximação com diferentes textos e gêneros literários, considerando possibilitar ao aluno envolver-se na prática da leitura e relacionar aquilo que aprende ao seu contexto social.
O plano de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Universidade salgado de oliveira
  • UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRa 10
  • Universidade Salgado De Oliveira
  • UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
  • Universidade Salgado De Oliveira
  • UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA 1
  • UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
  • Universidade Salgado de Oliveira febre amarela2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!