Universidade Luterana Do Brasi1

456 palavras 2 páginas
Universidade Luterana do Brasil

Biografia de Sigmund Freud Psicologia da Personalidade Prof. Dione Matos

Aluno(a): Luciele Galdino Pinheiro
Semipresencial 28/03/2015

Capão da Canoa 2015
Sigmund Freud (1856-1939) nasceu em Freiberg, Morávia, quando esta pertencia ao império austríaco, no dia 6 de maio de 1856. Filho de Jacob Freud, pequeno comerciante e de Amalie Nathanson. De família judaica, foi o primogênito de sete irmãos. Aos quatro anos sua família muda-se para Viena, onde os judeus tinham melhor aceitação social e melhores perspectivas econômicas.
Desde pequeno mostrou-se brilhante aluno. Aos 17 anos, ingressou na Universidade de Viena, no curso de Medicina. Durante os anos de faculdade, trabalhou no laboratório de neurofisiologia, até formar-se em 1881. Em 1882, conheceu Martha Bemays. Ficam noivos e em 1886, quando Freud já possuía consultório particular, realizam o casamento. Tiveram seis filhos.
Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais criou interesse pela "histeria” e pela hipnoterapia praticada na época por Breuer e Charcot. Os dois, trabalhando juntos publicaram "Estudos sobre a Histeria" ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência.
O termo psicanálise (associação livre) , foi iniciado por ele após passar por um trauma com a morte de seu pai e começou a análise de seus sonhos e fantasias.
"A Interpretação de Sonhos" que Freud considerava um de seus melhores livros foi publicado para ser projetado no início do novo século, XX.Com o foco centrado em si mesmo, ele cria o conceito de Complexo de Édipo, recorrendo à mitologia e à própria experiência com a mãe, por quem supostamente ele seria apaixonado quando era

Relacionados

  • Brasil colonia de banqueiros
    40010 palavras | 161 páginas
  • brasil banqueiros
    40010 palavras | 161 páginas
  • Brasil colonia de banqueiros
    40010 palavras | 161 páginas