UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS CAPA

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL
CURSO DE GEOGRAFIA
5° PERÍODO

BRUNO FERREIRA DE LIMA

















O LIVRO DIDÁTICO E O DESEMPENHO PEDAGÓGICO: ANOTAÇÕES DE APOIO À ESCOLHA DO LIVRO TEXTO
























ARAPIRACA – AL
2015
BRUNO FERREIRA DE LIMA

















O LIVRO DIDÁTICO E O DESEMPENHO PEDAGÓGICO: ANOTAÇÕES DE APOIO À ESCOLHA DO LIVRO TEXTO





Trabalho solicitadopela professora Luiza,
Para fins educacionais referente a aprendizagem
Dos alunos do 5° período de Geografia da
Universidade Estadual de Alagoas.


















ARAPIRACA – AL
2015

O LIVRO DIDÁTICO E O DESEMPENHO PEDAGÓGICO: ANOTAÇÕES DE APOIO À ESCOLHA DO LIVRO TEXTO

Ainda que praticamente inexistam estudos sobre a forma de uso e os efeitos do livro didático em sala de aula, seu papel noprocesso de ensino e aprendizagem tem sido, no Brasil e até o momento, indiscutível. Não raro o adulto lembra mais facilmente o nome do autor do livro didático de uma dada disciplina do que o nome do professor que o indicou. Por outro lado, a velocidade de produção de novos tItulos didáticos pelo mercado editorial indica que continua sendo este o grande recurso instrucional nas salas de aula dopaís.
Sobre o professor tem recaído a responsabilidade de selecionar o livro a ser adquirido e que terá a função de auxiliar o desempenho pedagógico (entendido como relação professor/ensino/currículo) em Geografia. Assim, o livro didático não e, em si, responsável por um bom ou medíocre desempenho. Como instrumento ele serve a um fim, às intenções do plano de trabalho elaborado. Por esta razão importa,sobretudo, que o professor tenha clareza quanto a seus objetivos antes de fazer a escolha do título. Mas é necessário, também, que ele disponha de informações sobre o livro didático num contexto amplo, de forma a apoiar uma análise crítica que permita uma adequada comparação e seleção do material a ser utilizado em aula.
O presente texto, que deseja-se sirva como auxílio a esta tarefa, traz, naprimeira parte, algumas idéias discutidas por especialistas da área de Educação em publicações sobre o livro didático. Tais obras nem sempre são racilmente disponíveis, visto que estão em bibliotecas ou setores especializados das livrarias que, de modo geral, não são procurados por professores de Geografia, seja por desconhecimento, por impossibilidade de acesso ou por falta de tempo.
Na segundaparte foram apontadas conclusões selecionadas em artigos elaborados por profissionais de Geografia e facilmente disponíveis no Estado. Portanto, em relação aeles, não justifica-se um registro mais demorado.

Algumas preocupações básicas Partem do pressuposto que a Geografia é um ramo do conhecimento que, tal qual a matemática, a língua materna, a história, etc. tem uma linguagem específica, própria ecomo é necessário alfabetizar o aluno em geografia para que ele não só se aproprie do vocabulário específico desta área de conhecimento, mas, sobretudo se capacite para a leitura-entendimento do espaço geográfico próximo ou distante. Ou seja, a simples vivência no mundo - seja no país, no estado ou na cidade - não nos transforma em entendedores críticos deste mundo. Tal qual saber ler letras enúmeros não nos transforma em cidadãos críticos. Desde já cabe destacar que não propomos uma "Geografia crítica". Rotular algo antecipadamente não garante sua eficácia. Como espaços entendem basicamente - não exclusivamente - o espaço humanizado e, no geral, urbanizado. Nossa preocupação inicial é, sobretudo com o espaço vizinho, ou seja, seu espaço vivido (casa, escola, bairro, cidade) sem esquecerdo contexto maior país-mundo. Isto não significa necessariamente trabalhar na seqüência espaço próximo-espaço distante (tipo casa, bairro, cidade, estado, país, continente), pois não raro decisões que afetam nosso espaço imediato são tomadas em outros continentes. A gradação perto e longe pode ser um Ponto de partida mas não pode virar camisa de força. Uma dificuldade, entre tantas outras:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • Universidade Estadual De Alagoas
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • UNIVERSIDADE ESTADUL DE ALAGOAS UNEAL
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Universidade Estadual Do Cear
  • Universidade Estadual De Goi S
  • Universidade Estadual Vale do Acaraú

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!