UNIVERSIDADE DE UBERAB1 PRATICA DE ENSINO

957 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO
IV ETAPA

Dalyla Aparecida Gonçalves Ramos

Campo Azul- MG
Dezembro/ 2014

DALYLA APARECIDA GONÇALVES RAMOS
RA: 1084157

PRÁTICA DE ENSINO
IV ETAPA

Campo azul- MG
Dezembro/ 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO 5
3 APRESENTAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO 6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
5 REFRÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho de Prática de ensino do curso de Licenciatura Plena em História, oferecido pela Uniube, propôs que o aluno escolhesse um livro didático de sua área e fizesse uma análise sobre o mesmo. Seguindo estas orientações escolhi o livro didático de História e fiz o que se pedia.

4
2 ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O livro escolhido “SABER E FAZER História” de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, livro usado no 9º ano (nono) do ensino fundamental, apresenta conteúdos de forma clara e objetiva e ilustrações bastantes ricas e diversificadas, favorecendo o aluno na hora do entendimento do conteúdo.
A transmissão de conhecimentos é feita de modo em que os conteúdos são transmitidos de forma clara e objetiva, são vários os conteúdos dispostos pelo livro. Esses conteúdos foram distribuídos e organizados em capítulos. No desenvolvimento de capacidade e competência as atividades propostas no livro induzem o aluno a refletir, pensar e pesquisar para que possam chegar a solução para a atividade proposta pois, a reflexão histórica é um instrumento valioso para a construção da cidadania.
A consolidação de conhecimentos práticos e teóricos adquiridos; as atividades ajudam os alunos a estabelecer relação entre os conteúdos estudados e a realidade em que está inserido, atividades organizam o conhecimento construído e retomam os conteúdos estudados; em “Refletir e ampliar” há o estímulo à análise crítica, à pesquisa e ao debate de ideias; por fim; “Integrar com” promove a interação entre os estudos históricos e as

Relacionados