UNIVERSIDADE ANHANGUERA AVALIA O DE HIST RIA DA ART E ARQUITETURA

467 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DA ARTE – 2014
PROF. ELVIS AFONSO/ CURSO DE ARQUITETURA
NOME: Ariane Rigo Lize R.A: 8485183212 TURMA 2º Semestre A
QUESTÕES
1. A arte e a arquitetura egípcia são demonstrações seguras em que se pode visualizar e perceber a rigidez e as buscas daquela civilização acerca da ideia de imortalidade e eternidade. Partindo dessa premissa explique as características formais presentes na arquitetura, na escultura e na pintura egípcia, apontando diretamente as peculiaridades existentes nestas linguagens.
R.: Arquitetura – grandiosas construções sempre voltadas aos faraós e divindades, como templos para os deuses e as pirâmides que serviam de túmulos para os faraós. Pinturas – sempre seguindo a regra da frontalidade sem se preocupar com perspectiva e proporção, sempre representando os deuses e os faraós como principal. Esculturas – Expressivas, com a credulidade de venerar os mortos, devendo sempre revelar as características do retratado, como, fisionomia, traços raciais e condições sociais.

2. Podemos afirmar que a arte egípcia é um produto desenvolvido exclusivamente por motivos estéticos? Explique.
R.: Não, a arte egípcia tinha como principal motivo a visão religiosa, toda a arte era voltada para idolatrar seus deuses e faraós, isso é bem explicito em túmulos (pirâmides), esculturas, vasos e outros objetos deixados junto aos mortos.

3. Partindo das explanações em aula e em material de apoio enviado, descreva a imagem abaixo e aponte as características artísticas desenvolvidas pelos assírios na Mesopotâmia.

4. Especifique as diferenças entre a Arte produzida pelos homens do período Paleolítico e Neolítico, evidenciando as características que determinam estas diferenças. Lançar olhar sobre Lascaux (França) e Altamira (Espanha).
R.: A arte do Paleolítico - As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas. A principal característica dos

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas

Outros Trabalhos Populares