universalismo X particularismo

Páginas: 10 (2491 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSALISMO X PARTICULARISMO
Por: Rodrigo Santos Cunha

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como escopo fazer uma análise teórica acerca da dicotomia universalismo X particularismo, tema exaustivamente debatido nas aulas de Antropologia jurídica, agora trataremos a questão sob o prisma do Poder de Michel Foucault, de como o discurso universalista pode servir o poder, conforme o conceitode Foucault, retirando a ideia de repressão de uma classe sobre outra, e adotando o conceito de poder, segundo o filosofo francês em tela, estruturado de forma piramidal, mas fluido, onipresente, relacional e ascendente.

O CONCEITO DE PODER

Ao estudarmos o conceito foucaltiano de poder, devemos entender o ponto de partida do autor, o qual tem a intenção de romper com as teorias jurídicasdo poder, como ele denominava, ou seja, a ruptura com a teoria do contrato social, como ferramenta justificante do poder, assim, o poder deve ser estudado fora do contexto de Estado.
Sem, contudo, analisar o poder em termos marxistas, já que entendia que a noção de dominação não é suficiente para descreve o poder em sua plenitude.
O problema das concepções jurídicas ou marxistas do poder segundoFoucault é o “economicismo na teoria do poder” Pogrebinischi(2004: 184)
Segundo a teoria jurídica, o poder associa este a um direito, logo pode ser possuído, portanto pode ser comercializado, assim desta concepção podemos inferir que o poder pode ser transferido ou alienado. É justamente neste momento que se insere o contrato como instrumento jurídico viabilizador destas transações com o poder.Por exemplo, quando da constituição do poder Político onde os indivíduos cedem o poder ao estado através de um pacto.
Já na concepção marxista do poder, a visão econômica do conceito de poder é compreendida através da função deste em manter as relações de produção e, portanto, reproduzir a dominação da classe operária.
Sobre o modo como as duas concepções fazem esta análise economicistaFoucault leciona o seguinte:
“em um caso temos um poder político que encontraria no procedimento de troca, na economia da circulação dos bens o seu modelo formal e, no outro, o poder político teria na economia sua razão de ser histórica, o princípio de sua forma concreta e do seu funcionamento atual” Foucault IN Pogrebinischi (2004: 185).

Desta feita, o que resta a este filósofo, já que suaintenção é se distanciar da análise econômica do poder, é colocar em concordância o poder e a idéia de ação ou de força. É desta forma que nasce a interpretações de poder enquanto repressão. Enxergá-lo como ação nos leva a compreendê-lo como repressão, vê-lo como força remete-nos ao confronto à guerra.
Agora o que fica disponível quando as abordagens economicistas são rejeitadas são as hipótese devê o poder como ação-repressão e como força-guerra, no entanto ainda não é esta a noção de Poder engendrada pelo filosofo parisiense.
De acordo com Pogrebinischi (2004: 185) Essas duas ideias são trabalhadas por Foucault de uma maneira a materializar dois esquemas de análise do poder, aos quais o filosofo parisiense se opõe: a abordagem jurídica ou do “contrato-opressão”, e a abordagem marxistaou da “guerra-repressão”.
Assim, Foucault, de uma só vez, promove a ruptura com as teorias predominantes de interpretação economicista do poder, caso das jurídicas e marxistas, e das abordagens belicoso-repressivas do poder. Nasce do conceito foucaultiano de poder, a visão de que o poder não é uma coisa, uma propriedade que pertence a alguém ou alguma classe. De fato, ‘o Poder’ não existe. O quehá é prática ou relação de poder. Logo, o poder é algo que se exerce e funciona em rede, portanto deve ser entendido como uma tática, manobra ou estratégia.





PODER E VERDADE


O conceito de poder foucaultiano é formulado com a pretensão de abdicar de todas as formas de abordagens da macroestrutura, ou seja, sob um prisma além Estado, pois é no micro e não no macro que ele busca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia
  • Universalismo X Relativismo Cultural
  • Universalismo X Relativismo
  • Universalismo X Relativismo
  • universalismo e relativismo
  • Universalismo Heteroglóssico
  • O universalismo religioso
  • X=x=x=x=x

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!