Unidades de Processamento

Páginas: 21 (5197 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fornecer informações conceituais sobre a história de Unidades de Processamento desde seus primórdios até as tecnologias mais atuais, suas principais arquiteturas, tipo, aplicação e conceitos.
As unidades de processamento são chips que mantém as funções de cálculos e controle de instruções. Estes chips sofreram transformações tecnológicas aolongo dos anos, proporcionando aos computadores e outros eletrônicos um aumento considerável em seu poder de processamento e na sua flexibilidade de uso. Com esta evolução, cada vez mais pessoas passaram a utilizar tais produtos, pois o preço sofreu grande redução.
Com isso, as unidades de processamento têm conduzido à evolução tecnológica, pois assim que novos chips são lançados no mercado, sãotambém lançados softwares e dispositivos mais poderosos para que estes utilizem o potencial máximo do novo produto.

Índice





Introdução

Iremos abordar assuntos relacionados as unidades de processamento, que também são conhecidas como o cérebro do sistema ou CPU (unidade de processamento central), pois é este que gerencia todos os recursos disponíveis.
No primeiro capítulo seráabordada a história dos microprocessadores, desde o primeiro até as tecnologias mais atuais, abordando também a corrida tecnológica entre Intel e AMD que proporcionaram esta grande evolução em tão pouco tempo, se compararmos com outros produtos.
No segundo capítulo vemos onde são aplicadas as unidades de processamento, um pouco da história dos sistemas embarcados, arquitetura ARM e ARC, pois estes,mesmo que muitas pessoas não percebam, estão em todos os lugares, desde brinquedos simples até satélites, servindo os mais diversos propósitos.
Com o terceiro capítulo, apresentamos uma introdução simples aos conceitos de funcionamento de um processador, como ele trabalha internamente e uma breve descrição de seus componentes.

1. História

A unidade de processamento de um computador é tambémconhecida como o “cérebro” da máquina, pois é este que efetua os cálculos e processamentos necessários. Sua história começa com os primeiros computadores como o Eniac que tinha uma capacidade de cerca de 5.000 operações por segundo, onde o mesmo era uma unidade de processamento, usando todos os mecanismos para realizar as tarefas, mesmo havendo outras unidades de processamento.


1.1. PrimeirosMicroprocessadores

Iremos falar inicialmente sobre o primeiro microprocessador computacional, o Intel 4004 (figura 01), lançado em 1971, essa CPU operava com o clock máximo de 740 KHz e podia calcular até 92 mil instruções por segundo, foi originalmente construído para uso em calculadoras. O 8008 foi lançado em 1972 devido ao sucesso de seu antecessor. Esse era uma CPU de 8 bits, com barramentoexterno de 14 bits e capaz de endereçar 16 KB de memória. Seu clock trabalhava na frequência máxima de 0,8 MHz.
Já em 1974, veio o 8080, que apesar de ser um processador de 8 bits, podia executar operações de 16 bits, tinha cerca de 6.000 transistores. Foi construído originalmente para controlar mísseis. Em 1975 a AMD também lança seu processador 8080 (figura 02), que era praticamente um clone doprocessador da Intel e continuará com esta prática por alguns anos, no entanto estes produtos da AMD geralmente eram mais baratos, característica que marca a empresa até hoje.





1.2. Intel 8086 e arquitetura x86

Vale lembrar que na década de 70 temos a criação da arquitetura x86 e a criação do processador Intel 8086 (figura 03) em 1978 com um clock que alcançava 5MHz, no mesmo ano foilançado seu sucessor, o Intel 8088. Nos anos seguintes foram lançados os processadores 80186 e 80188 para sistemas embarcados (dispositivos que possuem memória, processador e interfaces de entrada e saída, mas que desempenham uma função específica). Em 1982, a capacidade de processamento chegou ao limite de 6 e 8 MHz, com o Intel 80286. Mas as empresas AMD e Harris Corporation conseguiram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unidade central de processamento
  • Características de unidade central de processamento
  • Unidade central de processamento CPU
  • Unidade central de processamento
  • Unidade central de processamento
  • UCP
  • Unidades Gráficas de Processamento
  • Unidade central de processamento..

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!