Unidades de Processamento

Páginas: 20 (4885 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014

Petro e Gás
1. O que é refino de petróleo?
O esquema de refino é o conjunto de diversas unidades de processo dentro de uma refinaria. A figura abaixo apresenta como funciona um esquema de refino, onde são mostrados dois processos de separação: destilação atmosférica e a vácuo.


2. Como funciona o Processo de Dessalgação?
Óleo cru e os resíduos pesados possuem variadas quantidadesde compostos inorgânicos, como sais solúveis, areia, sedimentos, óxido ferroso. O sal no óleo encontra-se dissolvido ou na forma de sólidos (cristais) suspensos na água em emulsão com o óleo cru.

Estas impurezas, especialmente os sais, causam a incrustações e corrosão dos trocadores de calor (usados no pré-aquecimento da carga). Sais de sódio também estimulam a formação indesejada decoque. Sais, metais e sólidos em suspensão também afetam o desempenho de catalisadores nas unidades de conversão da refinaria (unidades downstream).

Assim, antes da separação das frações, o óleo deve ser tratado com vistas à remoção de sais corrosivos e de água. É esta exatamente a finalidade deste processo que, ainda, remove alguns compostos organometálicos e sólidos suspensos que desativamcatalisadores usados em operações do refino.

Dessalgação envolve a mistura do óleo com água (cerca de 3-10% do volume de cru) para dissolução dos sais na água. Esta água é, então, removida do petróleo, primeiramente, através do processo químico (quebra de emulsões água-óleo). Pode-se, também, empregar o processo elétrico. Como as gotículas da emulsão óleo-água são portadoras de cargas demesmo sinal, submetendo-se o petróleo a uma diferença de potencial elétrico;

O processo de dessalgação, que prepara a carga da destilação atmosférica, produz um resíduo líquido de alta temperatura contaminado por sais e metais pesados. Tipicamente, a dessalgação do petróleo produz um resíduo líquido de cerca de 7,95 litros por barril de petróleo processado. Os principais contaminantes desteresíduo são: ácido sulfídrico (H2S), amônia (NH3), fenol, sólidos em suspensão e sólidos dissolvidos com alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO).







3. O que são os Processos de Separação?
São processos de natureza física e têm por finalidade desdobrar os hidrocarbonetos em suas frações básicas ou processar uma fração que fora produzida anteriormente, a fim de se obter um grupoespecífico de componentes.

Uma das principais características desse processo é que, uma vez misturados novamente os produtos, será reconstituída a carga original, pois as suas moléculas não foram alteradas.

Geralmente esses processos são de alto investimento, porém nem sempre de baixo tempo de retorno sobre o capital que foi investido.
4. Quais são os agentes responsáveis peloProcesso de Separação?
Agentes responsáveis por essas operações:

a) Ação energética - variação da temperatura e/ou pressão;
b) Massa - através da solubilidade a solventes, sobre o petróleo ou suas frações.

5. E o que são os Processos de Conversão?

São processos de natureza química e têm por objetivo transformar uma determinada fração em outra ou alterar profundamente a constituiçãomolecular de uma dada fração.

· As reações que ocorrem são de quebra, de reagrupamento ou reestruturação molecular;
· São processos influenciados pela temperatura, pressão e/ou catalisador;
· Apresentam grande rentabilidade, pois se transformam em derivados de baixo valor comercial (gasóleo e resíduos) em outros de alto valor agregado (GLP, Naftas, Querosene e Diesel);
· Uma importantecaracterística desse processo é que os produtos uma vez misturados novamente não reconstituem em nenhuma hipótese a carga original; 10
· Necessitam de elevado investimento, porém com baixo tempo de retorno.

6. O que se entende por Processos de Tratamento ou de Acabamento?
É também um processo de natureza química, porém sua finalidade não é a de provocar profundas modificações nas frações, mas sim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unidades de Processamento
  • Unidade central de processamento
  • Características de unidade central de processamento
  • Unidade central de processamento CPU
  • Unidade central de processamento
  • Unidade central de processamento
  • UCP
  • Unidades Gráficas de Processamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!