UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO ENUTRIÇÃO

3572 palavras 15 páginas
Estética e Cosmetica - Estacio
Fisioterapeuta Daniella Gomes
Dermatologia Estética Facial

CITOLOGIA é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito a sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos.
As CÉLULAS são unidades estruturais e funcionais básicas dos organismos vivos. As células do corpo humano são eucariontes, sua estrutura é composta de membrana plasmática (constituída por uma dupla camada de fosfolipídios, intercalada por uma camada de proteína, recebendo o nome de mosaico fluido. É uma barreira semi-permeável que delimita o espaço intracelular do extracelular), citoplasma (espaço intercelular preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluida denominada hialoplasma, e neste fluido estão suspensos as organelas celulares, que são semelhantes aos órgãos humanos) e núcleo (contém o material genético da célula, responsável pela vida da célula, controla as organelas e realiza a divisão celular).
HISTOLOGIA é o estudo da composição e estrutura microscópica dos tecidos.
O TECIDO é um conjunto de células da mesma natureza, diferenciadas em determinado sentido para poderem realizar sua função própria. Se dividem em: muscular (importante pela contração dos músculos, resultando muitas vezes em movimento), ósseo (formando ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo), nervoso (formado por células especiais denominadas neurônios, que não se regeneram), conjuntivo (serve de preenchimento e sustentação, rico em substância intercelular e fibras, bastante vascularizado. É quem dará origem a derme) e epitelial (reveste as superfícies internas e externas do corpo e secreta substâncias, avascular e com pouca substância intercelular é quem dará origem a camada mais superficial da pele, bem compactado).
Para que possamos estudar a Dermatologia Facial (parte da medicina que se dedica ao estudo da pele da face e suas afecções), temos que ter um bom conhecimento da anatomia e fisiologia

Relacionados

  • Logística fria / cadeia do frio
    4159 palavras | 17 páginas
  • Saúde
    8938 palavras | 36 páginas