UNIDADE 2

Páginas: 10 (2431 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014


Podemos afirmar que uma pesquisa é um processo intencional, ou seja, é desenvolvida a partir de um conjunto de operações sucessivas e distintas, mas interdependentes, a fim de coletar sistematicamente informações válidas sobre um fenômeno observável para explicá-lo ou compreendê-lo. Assim, para se desenvolver uma pesquisa deve-se passar por pelo menos quatro momentos, que são eles:Resposta Selecionada: a.
Definição do tema, elaboração das justificativas, do problema e dos objetivos.
Resposta Correta: e.
Definição, organização, execução e elaboração do relatório de pesquisa.
Feedback da resposta: Alternativa correta: Definição, organização, execução e elaboração do relatório de pesquisa.

A pesquisa científica é um processo, isto é, constituída de fases e etapas. Asfases da pesquisa são:
Definição da pesquisa
Organização da pesquisa
Execução da pesquisa
Elaboração do relatório de pesquisa

• Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos

Todos nós temos elaborado um conceito sobre o que é pesquisa visto que ela faz parte de nosso dia-a-dia. Entretanto, existe uma diferença entre o conceito de pesquisa feita no cotidiano e a pesquisa científica.

Pode-se afirmarque:

I. Uma pesquisa científica se distingue daquela realizada no cotidiano pelos métodos e técnicas utilizadas.
II. Uma pesquisa científica é aquela realizada unicamente pelos cientistas.
III. Na pesquisa científica existe uma forma adequada de se comunicar os resultados obtidos.
IV. Uma pesquisa científica é aquela que sempre envolve uma experimentação, normalmente, realizada em laboratório.São verdadeiras apenas as afirmações contidas em:
Resposta Selecionada: c.
I e III
Resposta Correta: c.
I e III
Feedback da resposta: Alternativa correta: I e III

O que caracteriza uma pesquisa científica, dentre outros elementos, são os métodos e técnicas utilizadas e a forma de se comunicar os resultados, que consiste no relatório de pesquisa que é elaborado segundo normaspadronizadas.
Portanto são verdadeiras as afirmações contidas em I e III.

Qualquer indivíduo, evidentemente, poderá desenvolver uma pesquisa científica, bastando para tal, seguir as normas e técnicas adequadas.

Uma pesquisa científica não envolve, necessariamente, a experimentação.
Assim, são falsas as afirmações contidas em II e IV.

• Pergunta 3
0 em 0,2 pontos

Em uma pesquisa naqual o autor* analisa o comportamento de consumidores de alimentos orgânicos, na Introdução de seu trabalho, escreveu o texto abaixo.

“O consumidor, a cada dia dispõe de mais opções de alimentos, com uma oferta avassaladora promovida pela indústria alimentícia. São fórmulas de novos produtos, extensões de linha e de marcas de alimentos, uma infinidade que são lançados a todo o momento. Comrelação à linha dos chamados alimentos alternativos, quanto aos orgânicos, verifica-se que já começam a estar presentes em alguns pontos de venda como os supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. Nas feiras existem ainda os alimentos sem certificação, que são expostos e vendidos como orgânicos.
Num cenário de mercado tão competitivo como o alimentício, espera-se que os produtos orgânicospossam concorrer diretamente com outros produtos de linhas diferentes como ligth, diet, naturais e principalmente os tradicionais, que conta com toda uma estrutura de comercialização consolidada através das grandes indústrias do consumo. O esperado é que os orgânicos tenham um grau de qualidade na comercialização e posicionamento no mercado próximo ao dos seus concorrentes, sobretudo nasinformações das embalagens e demais estratégias de comunicação.
Uma busca na literatura nota-se que ainda existe pouca informação sobre como se comporta o consumidor de alimentos orgânicos, quais são as suas preferências, qual o processo de decisão de compra, que atributos são mais valorizados. A literatura sobre comportamento do consumidor destaca os fatores que influenciam os consumidores para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DA Unidade 2
  • unidade 2
  • unidade 2
  • Unidade 2
  • unidade 2
  • Unidade 2
  • Unidade 2
  • unidade 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!