Unidade 1

Páginas: 30 (7432 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Unidade 1 - Conceitos básicos de marketing
Marketing não é vendas, marketing não é propaganda e marketing não é publicidade! Existe uma grande probabilidade de que você já tenha ouvido ou lido essa afirmativa alguma vez, seja durante sua vida acadêmica, seja no dia-a-dia do trabalho.  Acredito que você ao ler tal frase concorde com ela, certo? Espero que sim!
Realmente marketing não significavendas, não significa propaganda e muito menos publicidade. Esses conceitos são importantes para as organizações e fazem parte da atividade de marketing. Se você ainda tem dúvidas sobre a relação desses conceitos é nosso papel buscar o esclarecimento disso para que a compreensão da disciplina (e do próprio curso) seja totalmente absorvida por você.
O conceito de marketing está ligado à satisfaçãodas necessidades e desejos das pessoas, por meio da oferta de um pacote de benefícios que seja valorizado pelo mercado e que traga lucros para as empresas. Marketing significa trabalhar com o mercado! A atividade ganhou força depois da Segunda Guerra Mundial, por volta dos anos de 1950, quando as empresas começaram a se desenvolver mais e os consumidores perceberam que poderiam ter mais opções deescolha na compra dos produtos.
Se você procurar o que significa marketing em diferentes livros da área, verá que não existe uma definição única, que seja exatamente a mesma independente do autor. Isso ocorre porque o conceito de marketing não é exato, não é “pronto” e nem é uma fórmula que você pode seguir para ter sucesso. Porém, ao fazer essa simples e rápida pesquisa, você vai perceber que acompreensão e o atendimento às necessidades dos clientes por meio da oferta de um bem ou serviço são pontos comuns na literatura.
Por falar em pesquisar livros da área de marketing, sugiro que você faça uma rápida pesquisa em alguma livraria virtual, como a Saraiva (http://www.livrariasaraiva.com.br/) ou Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e procure livros com o título “Marketing”,Você vai se surpreender com a quantidade de obras!
Na verdade, marketing é uma filosofia que coloca o cliente em primeiro lugar e que deve ser compreendida por todas as pessoas que trabalham em uma empresa ou organização, independente do cargo ou do salário que recebe. É um conceito que deve ser compreendido e colocado em prática por meio das diversas ferramentas disponíveis.

Marketing existeporque as pessoas possuem diferentes necessidades e desejos. As empresas identificam essas necessidades e desejos e buscam atendê-los por meio da oferta de diferentes bens e serviços. O cliente então determina com base em alguns critérios de qual empresa ele vai comprar o produto ou serviço, visando resolver sua necessidade. Assim que ele escolher, vai pagar pelo produto, dando em troca para a empresarecursos financeiros que serão reinvestidos e usados para que ela se mantenha no mercado.
Tudo em ordem até aqui? Espero que sim! Como esta unidade trata de conceitos básicos de marketing é interessante apresentar a você um conceito simples e objetivo sobre o que vem a ser essa tão importante função empresarial. Assim, definimos marketing como sendo o conjunto de atividades que visa criar emanter relações com o mercado por meio do processo de troca.
Observem que coloque a palavra “mercado” e não clientes...Qual o motivo disso? O motivo é que na atualidade a atividade de marketing não deve ser direcionada apenas para os clientes finais, mas para diferentes públicos de interesse, como os funcionários, acionistas, revendedores, comunidades onde a empresa está inserida, imprensa, governos,sindicatos, etc...
Uma forma de compreender a amplitude dos públicos de interesse de uma organização é por meio do link:  http://www.walmartbrasil.com.br/sustentabilidade/relatorio-online/port/ra/07.htm que apresenta o relacionamento da Walmart Brasil com seus diversos stakeholders.
P�gina
Mas você deve estar se perguntando: Quais os motivos que levam as pessoas a confundirem marketing com outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unidade 1
  • Unidade 1
  • Unidade 1
  • Unidade 1
  • Unidade 1
  • Unidade 1
  • UNIDADE 1
  • Unidade 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!