Uma teoria de justiça - john rawls

Páginas: 3 (616 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
Uma teoria de Justiça – John Rawls

A posição inicial está dependente do véu de ignorância.

A posição inicial são as regras que os primeiros políticos fundadores de uma sociedade definiram comojustas. Estas regras só funcionam se existir um véu de ignorância, isto é, uma igualdade entre todas as pessoas, sem ter em conta o sexo, nacionalidade, ou classe social..
Todas as medidas dejustiça devem ser iguais para todos, isto é, Equitativas.
É uma teoria que se baseia na Imparcialidade, isto é, não há distinção entre duas pessoas diferentes, aos olhos da justiça são todos iguais.Existem quatro princípios que resumem esta teoria:
* Princípio da liberdade igual para todos: Todas as pessoas têm de ter o máximo de liberdade possível desde que a sua liberdade não tire a liberdadeaos outros.

* Principio da Igualdade: A riqueza que há na sociedade deve ser distribuída de maneira igual. No entanto, às vezes existem algumas diferenças entre pessoas com empregos diferentespor exemplo, por isso existe o principio da diferença.

* Principio da Diferença: Às vezes existem diferenças de riqueza entre pessoas diferentes, por isso diz-se que a riqueza em certos casospode ser distribuída de maneira diferente, desde que isso beneficie os mais pobres (a isto chama-se o principio da vantagem mutua) ;
Para além disso, Rawls pensava que os mais ricos deviam sempreajudar os mais pobres a nível económico (principio da fraternidade) ;
E por último, Rawls definiu que os mais pobres devem ter uma maior atenção por parte de todos, para que assim haja o máximo deigualdade possível entre pessoas diferentes, isto é, uma pessoa é pobre, mas se os ricos o ajudam ele deixa de estar na pobreza e mesmo que não tenho uma trabalho que lhe dê tanto dinheiro como o trabalhodo rico, o pobre pode ter uma vida em condições. (A isto chama-se o principio da compensação)

* Principio da Oportunidade Justa: Existem pessoas que têm qualidades naturais, isto é, que já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • John Rawls e a teoria da Justiça
  • A TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS
  • teoria da justiça de John Rawls
  • John rawls
  • John rawls “uma teoria de justiça”
  • Resenha Uma Teoria da Justiça – John Rawls
  • John Rawls e a Teoria da justiça como equidade
  • Crítica_ A teoria da justiça de John Rawls

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!